Pelo
1º de Novembro, em que Marques da Silva se deslocou à Gafanha da Nazaré, trouxe-me
esta surpresa para abrilhantar o Marintimidades – modelo da caravela
redonda e texto alusivo. Ei-los:
-
Quando terminei
o meu modelo da caravela latina de três mastros, logo me surgiu a vontade de
construir também uma réplica da caravela redonda, que era sem dúvida um
complemento para o estudo que eu vinha desenvolvendo acerca deste tipo de
navios, dos quais tanto se fala.
Assim, comecei por
procurar os desenhos que havia no Museu de Marinha e fazer uma atenta
observação do belíssimo modelo que lá se encontra.
-
A pesquisa na
Internet pouco adiantou ao que já sabíamos.
-
Agora só faltava
deitar mãos à obra.
-
A caravela
redonda ou de armada foi uma embarcação que começou a ser conhecida em
Portugal, fazendo parte dos navios da época dos Descobrimentos, após o regresso
de Bartolomeu Dias da sua notável viagem em que conseguira dobrar a ponta Sul
do continente africano.
O simpático atelier
de Marques da Silva
Sabe-se que em
Castela, já era normal aparecerem caravelas com um mastro de pano redondo,
arvorado a vante, mas essa alteração não foi muito utilizada pelos navegadores
portugueses. Possivelmente, a nortada que é persistente na nossa costa Oeste,
não aconselhava muito essa aplicação, que só teria vantagem nas viagens para
Sul.
-
Depois de ter
sido conhecido e estudado o regime geral de ventos de todo o Oceano Atlântico,
ter-se-á verificado, que para as viagens que então começávamos a efectuar,
seria útil que as nossas caravelas, tivessem melhores condições, para navegar
com ventos mais largos.
-
Assim se
justifica o aparecimento deste novo navio, que logo se apresentou com vantagem
para ser utilizado nas armadas de defesa das costas, não só no continente, mas
também nas ilhas atlânticas e nos mares do Oriente, onde começava a nossa
ocupação.
-
Da sua
observação se verifica que não se trata de uma simples alteração do plano
vélico. É um navio construído de novo para aproveitar o que tinha de bom a
velha caravela acrescentando-lhe o que se entendeu vantajoso para fazer
melhores viagens e em outros mares. Melhor aproveitamento do vento, mais espaço
para colocação de armamento e mais casa para resguardo de maior número de
tripulantes.
Pormenor da popa e massame
Encontra-se
referência à caravela de armada nos séculos XV, XVI e XVII, caindo depois em
desuso.
-
Construí o meu
modelo desta caravela, seguindo, como disse, o plano do Museu de Marinha e
observando os pormenores do modelo lá exposto.
Aspecto geral do modelo
Utilizei
madeira, fio de cobre, pano e linha de algodão. Na pintura apliquei cuprinol,
bondex e tinta preta.
O velame, obra da «artesã» habitual
Tal como na
caravela latina, utilizei a escala de 1/75.
Este navio teria
assim na realidade, como dimensões aproximadas:
-
Comprimento
………………………... ± 30,00 metros
Boca ……………………………………..±
9,00 metros
Pontal ………………………………….
± 4,50 metros
Lisboa, 28 de
Setembro de 2014
António Marques da Silva
Ílhavo,
14 de Novembro de 2014
-
AML
-
Sem comentários:
Enviar um comentário