terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Bandeira da Associação dos Marinheiros

 -

Rememorando…

Depois das diligências feitas relativamente às Bandeiras da Associação dos Oficiais da Marinha Mercante de Ílhavo que se encontram em vias de restauro, e evocação do seu historial (Abril de 2012), indagou-se posteriormente, no sentido de saber se havia, em reservas do MMI, também uma bandeira antiga representativa da Classe dos Marinheiros.

Acabou por se concluir que, em livro de entrega de peças, estava registada a entrada, a 11 de Novembro de 1988, da Bandeira da Associação Mista dos Marinheiros.

-

Parte central da bandeira
- 

Também com um belo e adequado motivo central, bordado a ouro sobre seda branca, é igualmente digna de restauro.

Símbolo de união e trabalho, foi mandada fazer para cortejos e solenidades, em 1925, por subscrição pública, pela "Associação Mista dos Marinheiros", fundada em 1924.

Destramente bordada pelas hábeis mãos da nossa conterrânea Leonilde da Velha, pela quantia de 4000$00, foi inaugurada a 4 de Abril, dia de Páscoa, de 1926, segundo informações do Jornal “O Ilhavense de 9 de Maio do mesmo ano.

-

Imagem de pormenor
-

A contornar a parte central em seda branca bordada a ouro, tem uma cercadura larga também de seda, azul, ricamente bordada a ouro e pedraria com motivos florais, nos dois cantos inferiores. É rematada em três das margens por uma franja em fio metálico dourado, com duas borlas condizentes, pendentes em dois dos cantos inferiores.

-

Pormenor de canto, sem a franja
-

Pelos mesmos motivos, o processo de restauro por parte da Associação dos Amigos do Museu já está em andamento, com a intenção de agir de igual modo relativamente às duas bandeiras dos oficiais.

 

Ílhavo, 22 de Abril de 2012

Ílhavo, 15 de Fevereiro de 2022

Ana Maria Lopes

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Em dia de S. Valentim...

 -

Apesar das diversas crises, são só propostas de jantares românticos, com ementas especiais, à luz de velas com rosas vermelhas, soirées dançantes, e…outros eventos, nos jornais deste dia 14 de Fevereiro.

O Marintimidades dá o exemplo da criatividade deste par de velhotes pescadores, que celebra o amor ou a amizade, num passeio a dois, numa catraia poveira. Achei um casal delicioso, imbuído de um espírito de juventude e de afecto, inserido num postal antigo de um aguarelado soberbo.

-

-

Apetrechados de vertedouro e de remo, lá vão, ternurentos, vida fora, no Barco do Amor. E esta hein? Sorriam…

 

Ílhavo, 14 de Fevereiro de 2022

 

Ana Maria Lopes