sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Modelo de caravela redonda de Marques da Silva

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Pelo 1º de Novembro, em que Marques da Silva se deslocou à Gafanha da Nazaré, trouxe-me esta surpresa para abrilhantar o Marintimidades – modelo da caravela redonda e texto alusivo. Ei-los:
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Quando terminei o meu modelo da caravela latina de três mastros, logo me surgiu a vontade de construir também uma réplica da caravela redonda, que era sem dúvida um complemento para o estudo que eu vinha desenvolvendo acerca deste tipo de navios, dos quais tanto se fala.

Assim, comecei por procurar os desenhos que havia no Museu de Marinha e fazer uma atenta observação do belíssimo modelo que lá se encontra.
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A pesquisa na Internet pouco adiantou ao que já sabíamos.
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Agora só faltava deitar mãos à obra.
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A caravela redonda ou de armada foi uma embarcação que começou a ser conhecida em Portugal, fazendo parte dos navios da época dos Descobrimentos, após o regresso de Bartolomeu Dias da sua notável viagem em que conseguira dobrar a ponta Sul do continente africano.

O simpático atelier de Marques da Silva

Sabe-se que em Castela, já era normal aparecerem caravelas com um mastro de pano redondo, arvorado a vante, mas essa alteração não foi muito utilizada pelos navegadores portugueses. Possivelmente, a nortada que é persistente na nossa costa Oeste, não aconselhava muito essa aplicação, que só teria vantagem nas viagens para Sul.
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Depois de ter sido conhecido e estudado o regime geral de ventos de todo o Oceano Atlântico, ter-se-á verificado, que para as viagens que então começávamos a efectuar, seria útil que as nossas caravelas, tivessem melhores condições, para navegar com ventos mais largos.
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Assim se justifica o aparecimento deste novo navio, que logo se apresentou com vantagem para ser utilizado nas armadas de defesa das costas, não só no continente, mas também nas ilhas atlânticas e nos mares do Oriente, onde começava a nossa ocupação.
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Da sua observação se verifica que não se trata de uma simples alteração do plano vélico. É um navio construído de novo para aproveitar o que tinha de bom a velha caravela acrescentando-lhe o que se entendeu vantajoso para fazer melhores viagens e em outros mares. Melhor aproveitamento do vento, mais espaço para colocação de armamento e mais casa para resguardo de maior número de tripulantes. 

Pormenor da popa e massame

Encontra-se referência à caravela de armada nos séculos XV, XVI e XVII, caindo depois em desuso.
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Construí o meu modelo desta caravela, seguindo, como disse, o plano do Museu de Marinha e observando os pormenores do modelo lá exposto.

Aspecto geral do modelo

Utilizei madeira, fio de cobre, pano e linha de algodão. Na pintura apliquei cuprinol, bondex e tinta preta.

O velame, obra da «artesã» habitual

Tal como na caravela latina, utilizei a escala de 1/75.
Este navio teria assim na realidade, como dimensões aproximadas:
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Comprimento ………………………... ± 30,00 metros
Boca ……………………………………..± 9,00 metros
Pontal …………………………………. ± 4,50 metros

Lisboa, 28 de Setembro de 2014
António Marques da Silva
 
Ílhavo, 14 de Novembro de 2014
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AML
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