quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes - 2022

 -

Já há uns três anos que não me integrava na procissão lagunar em honra da Senhora dos Navegantes (durante dois anos, não houve), que sai da Gafanha da Nazaré, até à capelinha da Nossa Senhora dos Navegantes, no Oudinot, junto ao Forte da Barra.

Com mais embarcação ou menos embarcação, é sempre arrasadora, com a ondulação das águas, o brilho das mesmas, a quantidade de acompanhantes, sempre a procurarem a melhor perspectiva, sem abalroar o barco vizinho.

Sem tanta genica, mas ainda com vontade de acompanhar a procissão a bordo do moliceiro “São Salvador”, com a proa de bombordo, cuja decoração me é dedicada, lá fui, num domingo esplendoroso, quente, calmo, soalheiro e bem acompanhada. “Maria vai com as mais” …

Já não faço “clichés”, mas para dar uma ideia aos leitores do fulgor que é a procissão, “pesquei” foto aqui, foto acolá, esperando que me desculpem.

Depois de as divindades e acompanhantes terem entrado para bordo, no cais frente à Pascoal, abria a procissão um barco dos Pilotos, com a Nossa Senhora da Boa Viagem, a bordo.

-

Nossa Senhora da Boa Viagem
-

 

Nossa Senhora dos Navegantes
-

Pormenor da traineira Mar Branco
-

Nossa Senhora da Nazaré
-

Na altura certa, a procissão deslocou-me de modo a passar frente a S. Jacinto, dando-se o encontro caloroso entre as duas divindades, Senhora das Areias e Senhora dos Navegantes, entre bênçãos, rezas, devoção e muitas pétalas de flores, lançadas á água – momento alto.

-

Nossa Senhora das Areias
-

Dando a volta pelo Triângulo, perante centenas de espectadores, dirigiram-se ao cais frente à Capelinha da Senhora dos Navegantes, para que saíssem participantes, ranchos folclóricos, entidades, filarmónicas e os andores.

Entretanto, já o “São Salvador” se posicionara, ancorado, para conseguir a melhor visão possível, entre o ruído do foguetório e das ovações. Algum mais encalorado aproveitou o dia soalheiro e quente, para dar um delicioso mergulho, em águas tépidas e transparentes.


Em fim de festa
-

Ílhavo, 21 de Setembro de 2022

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: