segunda-feira, 5 de setembro de 2022

AMI enriqueceu espólio pictórico do MMI

 -

Este ano, no 85º aniversário do MMI, o que lhe reservámos como presente? Um achado…uma pérola… que vem enriquecer o espólio museal.

Em Julho passado, foi a leilão no Palácio do Correio Velho, um óleo sobre tela intitulado Marinha, de média dimensão, 50 x 104 cm, assinado por T. de Mello Jr., datado de 1899. Consideramos ter feito uma valiosa, mas boa compra para o Museu, que vai ser inserida na sua colecção pictórica.

Marinha pode designar muita coisa, mas, neste caso, representa e significa várias bateiras ílhavas, na praia, muito provavelmente, para as bandas de Cascais, com muitos pescadores ílhavos, também na areia, às voltas com a sua pesadona arte, a tarrafa. As «nossas tão faladas ílhavas», de uma beleza, elegância e cromatismo extraordinários. Belíssimas! Depois de umas peripécias leiloeiras habituais, o belo e movimentado óleo sobre tela, era pertença do MMI, pelas «mãos» da AMI.

Ao vê-lo ao vivo, os olhos caíram-me nele e dele não se queriam distanciar. Todo o conjunto – óleo e moldura – era trespassado por uma patine encantadora, que o tempo confere aos documentos antigos.

-

-

T. de Mello Jr., pintor (1845-1924), foi discípulo de Miguel Ângelo Lupi e da Escola das Belas Artes de Lisboa. Tendo figurado em diversas exposições do Grémio Artístico e da Sociedade Nacional das Belas-Artes, tornou-se um excelente marinhista e paisagista, conhecido pelos românticos aspectos de Sintra.

Costa Nova, 5 de Setembro de 2022

Ana Maria Lopes

2 comentários:

Rui Granadeiro disse...

Sempre uma surpresa no Marintimidades da dra. Ana Maria Lopes a quem agradeço e sigo ao longo dos anos. Desta vez, a meu ver, no areal da Trafaria as "ílhavas" e os "ílhos" (os ditos "saveiros" no tempo do Marquês de Pombal) transportando o trafo.

Ana Maria Lopes disse...

Obrigada. Cumprimentos.