sexta-feira, 23 de setembro de 2022

No "Costa do Sal", pela Ria

 -

Num daqueles dias de Agosto, quentes, soalheiros, de águas serenas, brilhantes e calmas, um autêntico espelho de água, grandioso e belo, resolvemos fazer o anunciado passeio à Torreira, de ida e volta, no “Costa do Sal”. O aspecto exterior do navio, pesadão e inestético e a sua presença da ria, na Costa Nova, é algo que tem sido discutido, mas a decoração   interior prima pelo bom gosto. Mas o verdadeiro objectivo deste post, tanto pela descrição como pelas imagens, é chamar a atenção para o assombro e beleza da paisagem. Nada que eu não conhecesse, de diversas viagens à Torreira, de moliceiro. Mas, num plano superior, no segundo deck, o que é que a lonjura da nossa visão alcança? Aquela noção de que todos temos que a Costa Nova é uma língua de areia entre a ria e o mar, acentua-se. A altura quadruplica-nos a lonjura, sem fim.

A visão da Costa Nova é soberba e lindíssima. A ilha branca pejada de gaivotas e gaivinas encanta.  A passagem por baixo da ponte, mas tão pertinho dela, emociona. Parece que bate, mas não bate. O porto costeiro, na sua paleta colorida. Perto do Forte, a rota segue pelo lado do arrastão Santo André, contornando o Triângulo, de modo a rumar à Base aérea de S. Jacinto. E, por aí se vai seguindo, bem mais perto do céu e longe das águas cristalinas e espelhadas.

-

Vista para o cais dos pescadores
-

Moliceiro “São Salvador”
-

Junto à ponte da Barra…
-
-

Passando pelo Santo André
-

Vista para a Meia-Laranja
-

Frente à Praia Velha do Farol
-

A paisagem deleita-nos…
-

Frente ao Estaleiro-Museu. Torreira
-
-

A melhor luz céu/ria
-

Passando pela mata de S. Jacinto, pela Pousada da Ria, pela Praia do Monte Branco, pelo Estaleiro-Museu da Torreira, dá-se a volta em frente ao café do Guedes, na Torreira. De regresso, em percurso inverso, tudo parece ser mais belo, porque a calma acentua-se e a luz vai baixando e amarelece. A volta em frente ao Farol repete-se e nunca cansa.

De alma cheia, chegámos à Costa Nova pelas 8 h de uma tarde quente e amena.  Valeu a pena!!!!!!! Se a alma não é pequena.

-

Ílhavo, 23 de Setembro de 2022.

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: