segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Embarcações que Tiveram Berço na Laguna

-
Na próxima sexta-feira, dia 12, Senos da Fonseca estará presente na livraria Bertrand do Forum Aveiro, pelas 21 horas, para o lançamento da sua mais recente obra Embarcações que Tiveram Berço na Laguna, em edição da Papiro Editora.

A apresentação desta obra estará a cargo de Ana Maria Lopes (antiga Directora do Museu Marítimo de Ílhavo).

Capa


Refere o Autor, na contracapa do livro:

Através da selecção de cinco embarcações – o Mercantel, a Ílhava, o Moliceiro, o Barco do mar e o Varino – reconhecidas como das mais simbólicas saídas das mãos da mestrança naval local, intentámos estudá-las, e às suas características e técnicas de construção, em todas as suas vertentes: histórica e funcional. Através de meios documentais que nos permitem fixar uma cronologia do seu aparecimento no panorama lagunar, julgamos ter conseguido associar essas embarcações, instrumentos privilegiados da ofensiva do homem contra a natureza adversa, aos momentos capitais em que se verificaram mudanças profundas na geografia local.


Amigos/as, compareçam na Bertrand do Forum. Não se arrependerão.





Costa Nova, 8 de Agosto de 2011
-
Ana Maria Lopes
-

1 comentário:

fernando castro correia disse...

Parabéns pelo o lançamento desta obra;tudo que for escrito e documentado acerca das embarcações e da ria de Aveiro será sempre uma mais valia.

Fernando C. Correia