sábado, 6 de novembro de 2010

A Bateira do Mar «Carlitos»

-
Nos princípios do mês de Agosto, vindo de Lisboa, o Amigo Marques da Silva mimoseou, por enquanto, a sua própria colecção de modelos com mais uma elegante e requintada miniatura. Ei-la:

A bateira do mar «CARLITOS», oferecida em 1985 ao Museu de Marinha pela companha «Os Marretas» do Torrão do Lameiro, é uma airosa embarcação, em tudo semelhante ao barco do mar de dois remos, mas de menores dimensões.


MMBateira do mar Carlitos

Temos conhecimento da existência de bateiras do mar nas companhas de pesca das praias da Beira Litoral, referidas no livro Os Saveiros do Dr. Manuel Leitão.
 
Contudo, os meus quase oitenta anos não me deram oportunidade de ter visto estas bateiras a trabalhar, mas eu também não conheci a praia do Torrão do Lameiro, que fica entre a Torreira e o Furadouro, no concelho de Ovar.

Vi bateiras do mar a pescar na praia de Esmoriz em 1958, com a rede de mugiganga, para apanhar camarão, mas mais pequenas e mais leves do que a «Carlitos».

Na recolha efectuada pela Dr.ª. Ana Maria Lopes para o seu livro O Vocabulário Marítimo Português…, encontramos, na página 108, a fotografia de uma bateira do mar, na praia da Costa Nova. Esta imagem é sem dúvida a do tipo de bateira que eu recordo, muito parecida com a que vi em Esmoriz.

Tenho também na memória as «bateiras de ir ao mar», que, em miúdo, via chegar à praia de S. Jacinto, carregadas de caranguejo, o chamado «pilado».


Marques da Silva inicia o modelo

Na minha lembrança só ficou gravado que eram grandes, mas muito parecidas com as da ria que andavam à «chincha». Nunca as vi com vela ou vara. Deslocavam-se sempre a remos e com mais que dois remadores em cada remo.
 
As pinturas eram mais ou menos decorativas dependendo do gosto do arrais.

Noutro areal…

 
Na construção do modelo desta bateira, apliquei madeiras de tola no fundo, choupo nos costados, limoeiro nas cavernas, nas rodas de proa, de popa e bancadas. Nos remos, usei madeira de tola e nas ferragens da borda e nos escalamões, arame de cobre.


Pormenor

A escala é de 1/25, por ser a que entendi mais conveniente. Para o desenho de construção deste modelo, fiz um levantamento cuidadoso da bateira «Carlitos» que se encontra no Museu de Marinha e que tem as seguintes medidas:

 
Comprimento……………………………9.20 m


Boca……………………………………. 2.15 m


Pontal…………………………………....0.80 m


Número de cavernas. …………..…………18

Caxias, 01. 08. 2010

António Marques da Silva


Fotografias – Autora do Blog

Ílhavo, 5 de Novembro de 2010

Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: