sábado, 9 de abril de 2022

Bandeira da Associação Mista de Marinheiros de Ílhavo

 -

Apontamento

No dia 21 de Dezembro de 2021, o Sr. Fernando Gago deslocou-se ao Museu Marítimo de Ílhavo, para fazer a entrega aos Amigos do Museu de Ílhavo da Bandeira da Associação Mista de Marinheiros de Ílhavo, que vinha sendo guardada na casa de um dos seus associados, tendo estado, ultimamente, na sua, muito bem cuidada e preservada.

Entretanto, tendo em consideração a extinção de facto da Associação e como melhor forma de salvaguardar o futuro da bandeira, tendo consultado antigos colegas associados, entendeu que ela deveria ser depositada no MMI, com a ordem expressa de apenas de lá sair para a procissão do Senhor Jesus dos Navegantes.

Esta bandeira foi feita para substituir a original, de 1926, já em muito fraco estado devido ao uso e degradação de materiais, a qual foi entregue, no MMI, a 11 de Novembro de 1988. Veio a ser restaurada, a seu tempo, pelos Amigos do Museu, e encontra-se exposta, presentemente, com os devidos cuidados, no Centro de Religiosidade Marítima de Ílhavo.

E a actual, a que agora foi entregue, como surgiu, quem a pagou e quem tratou de todas essas diligências?

Consultámos alguns livros de actas e de despesas da Associação que também foram entregues e, com a ajuda do Sr. Fernando Gago, esclarecemos essas dúvidas.

Segundo documento sem data, mas, supostamente, de meados dos anos 80, existente nos livros da Associação, a Bandeira dos Marinheiros de Ílhavo, relíquia significativa de todos os que trabalham sobre as águas do mar, atingiu o termo da sua duração. O seu estado é precário, dado que a sua confecção data de 1926.

Entretanto, a 13 de Outubro de 1983, foi consultada a casa de estandartes Sousa & Martins, Lda., do Porto, que deu o orçamento para a bandeira de 47.500 escudos, bem como para uma haste de metal niquelado, articulada e com lança, pelo valor de 5.950 escudos.

Foi feita uma campanha de angariação de fundos, no Jornal “O Ilhavense”, bem como outras iniciativas para o mesmo fim. Só a Junta de Freguesia de S. Salvador, presidida, à época, pelo Sr. Dr. Alcino Couto, contribuiu com 45.000 escudos. Entretanto, a bandeira ficou pronta no prazo agendado, em Novembro de 1984, e foi exposta numa montra central de Ílhavo.

Confeccionada em cetim de seda de primeira qualidade, na dimensão de 110x160 cm., leva ao centro, um emblema composto de uma roda de leme, âncora, bússola, tendo na parte superior, os dizeres ASSOCIAÇÃO MISTA DE MARINHEIROS, ao centro do lado esquerdo Fundada e do lado direito em 1-12-1924, e na parte inferior a palavra ÍLHAVO, tudo bordado a matiz e contornos a ouro, orlada por cordão e borlas, trabalho de grande valor artístico e fino acabamento. Leva a circundá-la uma barra azul, sendo os motivos ornamentais baseados na bandeira original.

Mais uma bonita e valiosa peça de Museu, em bom estado, oferta da dos antigos associados da extinta Associação Mista de Marinheiros de Ílhavo.

-


Foto de Hugo Calão

Ílhavo, 09 de Abril de 2022

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: