sábado, 31 de outubro de 2020

Evocação de Cândido Teles, pintor da ria e do mar

 -

Faz, hoje, exactamente, 21 anos que Cândido Teles faleceu, com 78 anos de idade.

António Cândido Patoilo Teles nasceu em Ílhavo, no Arenal, a um de Janeiro de 1921 e faleceu na mesma cidade, a 31 de Outubro de 1999.

Cândido Teles, fruto da sua profissão, viveu e interpretou, na tela, ambientes distintos: Aveiro, Ílhavo, Açores, África (Angola, Guiné, S. Tomé e Moçambique), Madeira, Alentejo, Algarve, num intenso trabalho, sofrendo, em todos eles, uma influência dos meios, humano e paisagístico.

Mutações, nos aspectos temático, técnico e estético da sua arte, fizeram dele um experimentalista nato. À Ria de Aveiro, de que se afastou, geograficamente, por circunstâncias profissionais, voltou, com garra, nos últimos 20 anos da sua vida, numa técnica estruturalmente enobrecida e diversificada.

Ao longo da vida, recebeu várias distinções e a sua obra está representada em diversos museus nacionais e colecções públicas e particulares.

Plurifacetado, usou sabiamente o lápis, as tintas, os pincéis e a espátula; moldou o barro e trabalhou o ferro forjado.

Em matéria de datas, o último dígito – 9 – teve, na sua vida, uma forte carga afectiva; repete-se, por coincidência? …1939, primeira Exposição no Salão Arrais Ançã, na Costa Nova; 1999, ano do falecimento; em 2009, teria feito 70 anos de vida artística e passaram dez anos, após a sua morte.

Como apreciadora do Mestre Cândido Teles e amiga da Família, fizemos o melhor para evocar uma das facetas dele que mais me toca – a Ria. Evocar é, sobretudo, lembrar e revisitar.

Apreciemos uma ligeira mostra de trabalhos seus, por ordem cronológica:

-

Vista para o Forte. 1939. Col. Família

-

Xávega. 1948. Col AML

 -

Apontamento da época. 1949. Col. AML

-

Tríptico da arte xávega. 1959. Col. MMI
-

Costa Nova. Moliceiros.1967. Col. AML
-

Saleiros. Aveiro. 1969. Col. CMI
- 

Ria em verde. 1969. Col AML
- 

Costa Nova. 1971. Col. AML
-

Estudo Painel. Aveiro. 1985. Col. Família

-

Último quadro datado, no cavalete. 1999
- 

Tem hoje, também, o Artista, um lugar de destaque no “Marintimidades”, porque Cândido Teles, além de muitos outros aspectos relevantes, identifica-se, na região, com um grande pintor da Ria, da Costa Nova, das nossas fainas marítimas e lagunares.

-

Ílhavo, 31 de Outubro de 2020

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: