domingo, 24 de julho de 2016

«Nómadas do Oceano» de Valdemar Aveiro

-
-
Nómadas do Oceano – O último livro do Sr. Capitão Valdemar Aveiro dado ao prelo pela Âncora Editora, depois da sua apresentação no Museu Marítimo de Ílhavo, li-o de um trago, bebi-o sofregamente.
Parabéns, caro Capitão Valdemar! Estive mesmo para lhe telefonar a felicitá-lo depois da leitura do seu livro. Mas, achei que era um abuso e não o fiz.
Apreciei-o extremamente, talvez porque os assuntos que nele trata, me estão mais próximos – o papel dos armadores, sobretudo dos mais empreendedores, a citação de navios que me foram familiares – Hortense, Neptuno, Gazela Primeiro, o Santa Izabel, o Santa Joana, alguns arrastões de popa –, pessoas que bem conheci e a própria criação em 1934 da Comissão Reguladora do Comércio de Bacalhau (CRCB) e, em 1935, do Grémio dos Armadores de Navios de Pesca de Bacalhau, (GANPB).
-
Mas a maneira fluida e desassombrada com que «discursa» sobre tudo, deixou-me estupefacta, numa prosa líquida, espontânea e vivida.
-
A tal questão do «tempo novo» tratada sem tabus, a questão dos armadores, pelo menos dos mais empreendedores, prenderam-me. Mas a localização dos navios no cais de St. John’s, aquando de ciclone anunciado, dadas as vantagens e desvantagens da tal localização e a ida ao «fashion store» foram registos que li de um trago.
A questão da compra das maquillages, do rimel, do blush, do pó de arroz, do baton, ah, ah, e a prova dos soutiens fizeram-me rir, sozinha, quando dei por mim. E pensei – olha, olha, o que o Sr. Capitão Valdemar sabe!...
Aqueles encontros, as travessias de barco, os códigos entre rapaziada, oficialidade e as «mulheres de ocasião», ou derriços de anos anteriores saem-lhe com uma fluidez estonteante. Muito mais haveria que dizer, mas fico-me por aqui... Só não sei onde é que o Sr. Capitão aprendeu tanta mitologia grega!... Parabéns, caro Capitão!
-
Costa Nova, 23 de Julho de 2016
-
Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: