domingo, 30 de dezembro de 2012

«Faina Maior» apresentada em Bruxelas

-
Último registo de 2012…

Teve lugar no passado dia 11 de Dezembro de 2013, na Orfeu-Livraria Portuguesa de Bruxelas, a apresentação do livro Faina Maior. A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova, da autoria de Francisco Correia Marques e de Ana Maria Lopes, publicado pela primeira vez em 1996 e reeditado em 2011 pela Associação de Amigos do Museu Marítimo de Ílhavo. A apresentação esteve a cargo do Dr. Fernando José Correia Cardoso, Assessor Jurídico na Direcção-Geral «Assuntos Marítimos e Pescas» da Comissão Europeia.
 
 
A apresentação consistiu em três partes distintas, assim se tendo proporcionado um enriquecimento do âmbito desta iniciativa. Previamente, foram divulgadas algumas notícias relativas ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no quadro do Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar do Município de Ílhavo e do Museu Marítimo desta cidade.
 
Na primeira parte da apresentação, foram apontados os dados biográficos dos Autores, salientados alguns pontos do Prefácio e realçados, entre outros, os seguintes aspectos do conteúdo do livro: a estrutura da obra, com um historial condensado da actividade até aos anos cinquenta do século passado e com elementos muito precisos sobre as operações de pesca e respectivas condições (aparelhamento dos navios e dos espaços a bordo; verificação das condições de navegabilidade; preparativos da pesca; alimentação a bordo; condições atmosféricas; actividade das mulheres; evolução tecnológica dos navios). Trata-se, no seu conjunto, de descrições muito coloridas, eivadas de um estilo realista, com apontamentos muito humanizados e uma observação extremamente perspicaz de todos os elementos materiais e simbólicos. Além disso, pode denotar-se uma escrita relativamente «codificada», pela utilização de expressões próprias da actividade, que transportam o leitor para uma ambiência particular. Daí o grande interesse do Glossário incluído na parte final do livro.

Na segunda parte foram avançados, de forma geral, elementos relativos à caracterização do sector da pesca no contexto da economia nacional e ao lugar que, nesse enquadramento, reveste hoje esta espécie piscícola, o bacalhau, tão apreciada no nosso País, em termos de fluxos comerciais, de processamento industrial, de inovação de imagem e de consumo. E foi também mencionado que muitos outros povos consomem hoje, e em grandes quantidades, esta espécie, para depois se indicar dois grandes factores diferenciadores a nível nacional: o apuramento da técnica de secagem e a extraordinária inventiva, não igualada, da gastronomia.


 
Na terceira parte foi desenvolvida a tese das «três sagas do bacalhau»: a saga do passado, a do presente e a do futuro. Desde logo, poderá afirmar-se que todas são percorridas por um elemento comum e constante constituído pela tripla realidade «produção – transformação/comercialização – consumo». Em relação à primeira, ela fica extremamente bem documentada no livro que foi apresentado. No que diz respeito à segunda, referiram-se os aspectos ligados à complexa teia de negociações internacionais necessárias à obtenção de possibilidades de pesca, bem como as relações que, no âmbito do comércio internacional, determinam os fluxos de importação e de exportação. A terceira passará por uma afirmação crescente das mais-valias a incorporar na qualidade e imagem do produto e pela conquista de nichos de mercado exigentes, associando um produto de alta qualidade ao 'saber-fazer' português. E passará ainda por uma ligação fecunda, que já se vem a verificar, entre as instâncias de investigação científica e o mundo empresarial no sentido de descobrir caminhos de diversificação em termos de utilização do produto em diversas áreas de actividade (nomeadamente a medicina e a biotecnologia).

Depois da apresentação houve um debate que se revelou muito profícuo e esclarecedor, tendo em conta a qualidade das contribuições efectuadas. Finalmente, teve lugar um cocktail com produtos confeccionados à base de bacalhau. Além disso, esteve patente uma exposição bibliográfica. Esta exposição incluiu obras e documentação sobre as diferentes facetas da actividade que incide sobre esta espécie: os aspectos da história económica ligados à captura e à comercialização; o valor nutricional da espécie; o aproveitamento em termos gastronómicos; as iniciativas de valorização da imagem do produto (marketing e merchandising).
 
 
A obra em apreço está à venda nas lojas do Museu Marítimo de Ilhavo, do Museu de Marinha e do navio-museu Gil Eannes, em Viana do Castelo, na Casa Garraio e na Livraria Ferin, em Lisboa e em algumas livrarias de Ílhavo, Aveiro e Gafanha da Nazaré. O número de exemplares ainda disponíveis, contudo, é já muito limitado.
 
Fotos de Friedrich W. Baier


Ílhavo, 30 de Dezembro de 2012
 
AML
-

Sem comentários: