domingo, 11 de fevereiro de 2024

À procura de um "moliceiro"

 -

Em Outubro de 2009, visitei no Museu Municipal de Aveiro, a exposição “Espreita aqui!... Painéis brejeiros de moliceiros”. Exposição interessante, criativa, que exibia uns tantos painéis brejeiros de moliceiros, dando também relevo `a alguma ferramenta do construtor José Agostinho Henriques de Miranda (1910-1996), do Monte, Murtosa, também conhecido pelo Ti Preguiça.

O que teve de menos bom foi a exibição de um moliceiro mini, de cerca de 7 metros e meio de comprimento, pertença da CMA, muto desleixado – sem mastro, nem vela, nem leme, de pintura lixada, de painéis praticamente ilegíveis. Ainda davam para perceber que fora construído pelo Mestre Manuel Lopes Conde (1919- 1991), cujo estaleiro, já inactivo, ainda visitei na Gafanha do Carmo.

Tal moliceiro, ainda o vi há umas boas dezenas de anos, integrado na exposição filatélica “Lubrapex 72”, bem cuidado, no Museu Santa Joana.

-

Lubrapex 72
-

Depois destes dois episódios, nada mais soube dele. Eis senão quando, na TV, em fins de Janeiro, fui confrontada com umas imagens da inauguração de “Aveiro 2024. Capital Portuguesa da Cultura”, que me seduziram. O fundo azul forte das paredes que me lembraram a década de 90, do Museu de Ílhavo, em fundo igualmente azul. Além disso, dois belos quadros, que me pareceram ser de Lauro Corado. E, como objecto central da sala o “tal moliceirinho”, que já vai tendo história, desta vez, muito cuidado.

Ontem fui tirar “as coisas a limpo”. O moliceiro era o imaginado, construção do Mestre Conde, em 1962, os quadros, confirmei que eram 2 belos óleos de Lauro Corado (1908-1977), “Recanto lagunar” e a “Caldeirada”.

Estas peças e mais algumas fazem parte da exposição permanente do Museu da Cidade. A exposição temporária “Sal de Aveiro. Sal do Mundo”, patente até 31 de Março, não me despoletou assim tanto interesse, por agora. Fica para a próxima.

Vamos às imagens, que são mais elucidativas que as palavras.


Aspecto geral da sala principal
-

MESTRE MANUEL CONDE. 1962
-

LÁ BAMOS CUM DEUS
-

Ó MARIA, VAMOS Ó VIRA
-

 

LÁ VAI A RITA PEIXEIRA
-

Recanto lagunar
-

A caldeirada
-

Ílhavo, 11 de Fevereiro de 2024

Fotos de Paulo Godinho

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: