quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

"Album de Navios da Pesca do Bacalhau"

 -

No passado dia 4 de Fevereiro, a Fundação Gil Eannes deu ao prelo, a obra, “Álbum de Navios da Pesca do Bacalhau”, da autoria do capitão ilhavense João David Batel Marques, integrada nos festejos do resgate dos 25 anos do navio-hospital “Gil Eannes”. Na senda das obras a que já nos tem habituado, este volume pressupõe a mesma qualidade dos anteriores, por fora e por dentro.

De casa cheia, a assistência era 70% de pessoal de Ílhavo. Mais nos valia ter alugado “uma camionete do Charlim” – comentávamos.

Estavam presentes as individualidades habituais da cidade. A apresentação do livro, curta, mas bem conseguida, foi feita pelo amigo e colega do autor, capitão Manuel de Oliveira Martins, que também escreveu o prefácio.

O Amigo João David teceu as considerações que entendeu sobre a obra, chamando a atenção para o título - …Álbum de Navios e não dos Navios, porque apenas foram elencados os navios dos quais foram conseguidas fotografias. Se assim não fosse, teriam sido mais uns trinta ou quarenta.

Teceu uma sucinta, mas completa história da pesca do bacalhau, muito apreciada por todos e também por quem tem um conhecimento mais brando sobre este assunto, destacando datas importantes, que não podem cair no esquecimento.

Dirigiu os agradecimentos às pessoas que mais de perto colaboraram com ele, na feitura desta tarefa gigantesca.

Será sempre uma obra de consulta, todas as vezes necessárias, de modo atraente e rápido.

Parabéns à Fundação Gil Eannes e, sobretudo, ao autor, João David Batel Marques, a quem felicitamos penhoradamente.

-

-

-

-


-


-


-

Fotos - gentileza  de Etelvina Almeida

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: