sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Cliché... de Paulo Namorado

 -

Porque no dia 7 de Agosto, me foi impossível, andava, de dia em dia, para visitar a exposição “Cliché”, sobre Paulo Namorado, com curadoria do Dr. Hugo Calão, no Centro de Religiosidade Marítima. Calhou neste último sábado.

-

-

Paulo de Brito Namorado (1874 – 1945), como pintor da Vista Alegre, terá tido aí o primeiro contacto do que seria o seu métier como fotógrafo-amador. Mais tarde, imigra para o Brasil, e, quando regressa, estabelece atelier de fotografia na actual Praça da República de Ílhavo.

Premiado em importantes concursos de fotografia nacional (1905 e 1906), algumas das suas fotografias foram reproduzidas em bilhetes-postais ilustrados em 1903, promovendo Ílhavo como destino de veraneio nas praias da Costa Nova e da Barra, as tradições piscatórias da ria e popularizando a sua reputação.

Esta exposição dá a   conhecer a colecção de 40 caixas com 890 negativos em vidro, provenientes do seu atelier, datados de 1927 a 1940 e reúne fotografias da sua autoria a partir de 1890.

-

Negativo em vidro do barco do mar
-

Postal da actual Praça da República, à época
-

Depois de ter saboreado com pormenor os objectos (máquina fotográfica, negativos em vidro, fotografias, revistas, postais), expostos em vitrinas, e postados em colunatas e parede arredondada que dá acesso à escada, ficou guardado para o final, no espaço da loja, aquele que foi, para mim, o momento mais emocionante – tirar uma fotografia de época num “suposto” cenário de atelier de Paulo Namorado. Só tive pena de não estar trajada à época, como convinha.

Aconselho a visita.

- 

Foto em cenário

- 

Ílhavo, 21 de Outubro de 2022

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: