segunda-feira, 9 de maio de 2022

Retrospectiva de... Retrospectiva JOÃO CARLOS, 1991

 -

A Exposição JOÃO CARLOS, integrada no “ILUSTRAÇÃO à vista, 2022, foi inaugurada a 5 de Maio, na Casa da Cultura de Ílhavo, prolongando-se até 24 de Julho. É uma exposição de parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Museu Marítimo.de Ílhavo. A não perder, porque até já vi o catálogo, que me seduziu.

Mas, pensei, antes de a visitar, vou dar revisão à matéria dada – singelo Catálogo João Carlos – Retrospectiva, 1991, no Museu Marítimo e Regional de Ílhavo, muitas fotografias e uma memória muito presente, apesar dos 31 anos já passados.

 

JOÃO CARLOS Celestino Pereira Gomes nasceu em Ílhavo, a 5 de Outubro de 1899 e morreu em Lisboa a 11 de Novembro de 1960, estando sepultado em Ílhavo, conforme desejo por ele formulado.

João Carlos, figura multifacetada, foi médico, escritor, pintor, entalhador, ilustrador, desenhador e xilógrafo. Tentou também a cerâmica, a escultura, o ferro e o mosaico, onde deixou curiosos e interessantes exemplares. Pena é que, nesta exposição, com tanto espaço disponível, demais, alguns destes aspectos não tenham sido contemplados!

Ao reler, minuciosamente, um texto de Frederico de Moura que lhe dedica na “Evocação” do Catálogo João Carlos – Retrospectiva, 1991, não resisti à tentação de transcrever este excerto:

(…) A altura em que o seu lápis e o seu pincel eram tocados de poesia, era quando ondulava o tronco duma peixeira de Ílhavo, quando individualizava a musculatura dum pescador da Costa Nova, quando catava motivos decorativos na proa dum moliceiro, quando se auto-retratava, ainda menino, com a opa vermelha da Irmandade do Senhor, ao lado de seu avô, ou quando aparecia com um moinho de papel da romaria da Senhora da Saúde. Tinha Ílhavo no coração e a sua obra é a tradutora mais rica da sua ambiência e da nossa etnografia. Por isso, merece a gratidão da gente da sua terra, da gente que o seu lápis e o seu pincel acarinharam numa obra perene de beleza e muitas vezes marcada de sentido humano (…).

 

Algumas fotos da Exposição:

-

Convite sob Auto-retrato
-

 

Mobília da saleta da casa do Artista e outras peças, diversas…
-

 

Inauguração, a 20 de Abril de 1991
-

 

Um mar de gente, entre um mar de obras de arte...
-
-

Eng. Galante, Monsenhor G. Gaspar, eu e Sr. Gouveia
-

Muita gente entre muitas obras
-

 

Francisco Marques, Esposa e outros Amigos…
-

O grande tríptico   da Associação Nacional de Lanifícios, 1954
-

O Presépio, 1930
-

Revisitei com prazer e saudade esta exposição. até porque muitos dos visitantes já cá não estão para contar, outros seriam muito jovens e não teriam estado presentes e outros, em que me incluo, organizaram-na, visitaram-na, decoraram-na e estão prontos a visitar a actual Exposição JOÃO CARLOS, na Casa da Cultura de Ílhavo, até 24 de Julho de 2022.

-

Fotografias – Carlos Duarte

-

Ílhavo, 9 de Maio de 2022

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: