quarta-feira, 30 de março de 2022

A propósito de madrinhas de navios...

 -

O dia festivo para o navio-motorInácio Cunha, o dia 25 de Abril de 1945, chegou. Há 77 anos. Tudo a postos para a grande cerimónia.

Como a maré para o bota-abaixo fosse só pelas 17 horas, a empresa armadora decidira oferecer, entretanto, a cerca de 200 convidados, um lauto e regional almoço, num salão dos seus armazéns.

Na presença de todos os membros do Governo, vindos de Lisboa, das individualidades civis e religiosas, locais, dos armadores e dos muitos convidados, tiveram lugar as cerimónias da praxe, nos estaleiros da Gafanha da Nazaré: discursos, agradecimentos, bênção do navio pelo Sr. D. João Evangelista de Lima Vidal, o baptismo com o quebrar da simbólica garrafa de espumoso contra a roda da proa da embarcação, pela madrinha, Sra. D. Adília Marques da Cunha, viúva do Sr. Inácio Cunha.

-

Manuel M. Mónica num discurso inflamado e a madrinha do navio
-

O “Inácio Cunha”, frente à empresa – 1945
- 

A Sra. D. Adília Marques da Cunha Miranda, que já amadrinhara, em 1945, como referimos, o navio-motor do mesmo nome, bisou, sendo madrinha, a 22 de Novembro de 1969, da moderna unidade, arrastão de arrasto pela popa, construído em aço, nos Estaleiros de S. Jacinto, destinado à pesca longínqua – “INÁCIO CUNHA”.

Como era hábito, a bênção foi dada pelo Pároco da Gafanha da Nazaré, Sr. Padre Domingos Rebelo dos Santos, aspergindo-o e pedindo, para o navio e tripulação, os bons ofícios do divino.

– Que Deus o acompanhe!!! e o traga de volta com todos os seus tripulantes. De boa saúde e fartas pescas, terminaria o Padre Domingues a sua prédica.

-

Bênção…
-

A Sra. D. Adília Marques da Cunha Miranda, cortou, então, a fita que arremessava a tradicional garrafa de espumante contra a imponente roda da proa da nova unidade, fazendo-a em bocados, esguichando champanhe por todos os lados. Era o sinal para deixar correr o navio para a água.

-

 

Momento alto!...
-

 

Descendo na “carreira”
-

Ílhavo, 30 de Março de 2022

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: