quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Santos em porcelana da Vista Alegre

 -

Fruto da paixão e labor de toda uma vida, a colecção de imagens religiosas de Carlos Manuel Teles Paião, doada ao Município de Ílhavo, num gesto afectuoso, em Julho de 2021, revela-se como uma das mais importantes colecções conhecidas desta temática, em porcelana da Fábrica da Vista Alegre, fundada em 1 de Julho de 1824. Encontra-se patente ao público de 8 de Agosto a 30 de Novembro de 2021, no r/ch do “Centro de Religiosidade Marítima de Ílhavo”.

-

 

Folha de sala
- 

O território de Ílhavo foi profundamente marcado pelos objectos aí produzidos, existindo nas casas e oratórios particulares imagens de santos de porcelana, habilmente modelados e pintados pelos artistas locais, onde as preces das mulheres se dirigiam quando as notícias dos homens a bordo dos bacalhoeiros tardavam em chegar. Sempre conheci na minha casa um Menino Jesus “mariola” e um S.  João Baptista. Mais tarde adquiri uma Virgem do Rosário de Fátima, em biscuit, branca, de pormenores estonteantes. Com pena minha, nunca cheguei a possuir, uma Virgem da Conceição, vidrada e policromada, existente com pequenas diferenças, fruto do artesão que a rematada, minha protectora, porque nascida em 8 de Dezembro.

-

Entrada
-

Carlos Manuel Teles Paião nasceu em Ílhavo a 10 de Novembro de 1932, filho de Francisco da Silva Paião (Almeida), capitão da antiga frota bacalhoeira portuguesa e pai do cantor Carlos Paião. Reunida ao longo de 55 anos, altura em que deixou a pesca do bacalhau, nos lugres “Creoula” e “Argus” e entrou para a os pilotos da Barra de Lisboa.

A primeira peça que adquiriu foi um Santo António de Lisboa, memória do tempo de menino, em que acompanhava a sua mãe a enfeitar e zelar pelo altar de Santo António da igreja de Ílhavo.

-

Santo António
- 

Depois seguiram-se os Meninos Jesus “mariolas”, como lhes chama “por estarem abusacados numa almofada, sem nada fazer, as Virgens da Conceição e restantes santos, comprados em leiloeiras, antiquários e colecionadores, correndo Portugal de lés a lés, à procura das imagens mais raras.

Entre estas, exibe-se logo à entrada um magnífico e raro Cristo crucificado.

-

Cristo de cómoda
-

Mais adiante, um não menos raro, Senhor dos Passos.

-

 

Senhor dos Passos
-

Parabéns ao doador, bem com a sua esposa, pela rara e valiosa dádiva ao MMI, ao Hugo Calão, cuidador da exposição, pelo seu saber e bom gosto e à Fábrica da Vista Alegre, que colaborou na montagem da mesma, no cuidado expositivo e na cedência de algumas fichas que detém e que, normalmente, identificam a peça, com todas as suas características, medidas e, nome original.

Na minha opinião, merece uma visita longa e cuidada.

 -

Fonte – Folha de sala da exposição

-

Ílhavo, 14 de Outubro de 2021

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: