quinta-feira, 17 de junho de 2021

O lugre "Senhora das Dores"

 -

Lugre naufragado na barra de Aveiro… há 99 anos.

O lugre “Senhora das Dores” foi construído em Caminha, pela Empresa de Construções Navais de Caminha, Lda., para o armador Manuel de Sá Pereira e outros, com registo no Porto, tendo sido lançado à água, em 12 de Setembro de 1919. Com uma arqueação bruta de 310,00 toneladas, não tinha motor auxiliar.

- 

OSenhora das Dores” encalhado
-

Naufragou na barra de Aveiro a 17 de Junho de 1922. Não houve mais comentários. As notícias são escassas. Não se conseguiram mais informações sobre o navio.

Apenas em notícias nacionais de início de Agosto, o Capitão do porto de Aveiro, sobre o encalhe, informou superiormente que o naufrágio ficou a dever-se às correntes da barra e à pouca largura do canal, motivo que tem estado na origem dos naufrágios anteriores.

-

O “Senhora das Dores” entregue ao seu destino…
- 

Vali-me então da imprensa local, já que o jornal “O Ilhavense” me dá sempre uma preciosa ajuda.

Relata, pois, que na tarde de 17 de Junho de 1922, encalhou em frente ao Farol da nossa barra, o referido lugre, procedente do Porto, com lastro e algum cobre para reparos a que vinha sujeitar-se nos Estaleiros da Gafanha. Era seu capitão o nosso conterrâneo João dos Santos Redondo (o Maurício), que não conseguiu safar o barco, apesar de todos os esforços empregues. A tripulação salvou-se.

-

Fotografias – Arquivo Digital de Aveiro.

-

Ílhavo, 17 de Junho de 2021

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: