terça-feira, 16 de março de 2021

António Fernando Redondo

 -

Cara Carolina:

Não te vou deixar sem reposta, não é meu hábito, embora um pouco tardia.

-------------------

Além do mais, uma jovem que se encantou por ter tido a  oportunidade de ler no “Marintimidades”, uma biografia sucinta sobre o seu bisavô, Mário dos Santos Redondo, que não chegou a conhecer, não merece ficar sem resposta.

Pede-me se eu não poderia fazer um texto similar para o seu avô, António Fernando Borges Redondo, de quem tanto gostava, tendo passado, com frequência, férias de Verão, com os avós, na Costa Nova. Expliquei os meus motivos e disse-lhe que, além do avô não ter tido muito tempo de mar, nem uma fotografia tinha dele, identificativa ou, melhor, se fosse a bordo. Poderia ela ajudar-me? A moça esforçou-se, enviou-me uma foto a bordo, do bisavô e do avô, no arrastão “João Álvares Fagundes”, ou seja, quando o António Fernando foi de piloto, ano 1960, com o pai. Tinha de lhe agradecer a oferta, a simpatia, o esforço e gentileza.

-

 António Fernando Redondo

-

António Fernando de Almeida Redondo, filho de Mário dos Santos Redondo e de Rosa Borges de Almeida Borrelho, nasceu em São Salvador, Ílhavo, em 17 de Abril de 1933.

Era possuidor da cédula marítima 115755, passada na Capitania do porto de Lisboa, em 23 de Julho de 1959.

Como homem do mar, na pesca do bacalhau, foi piloto no arrastão “João Álvares Fagundes”, nas campanhas de 1960 e 1961, sendo comandante o seu Pai, Mário dos Santos Redondo.

- 

Pai e filho, a bordo do arrastão “João Álvares Fagundes”. 1960
-

Entre 1962 e 1964, inclusive, foi imediato do arrastão “João Ferreira”, tendo feito duas viagens, na campanha de 1963.

De seguida, passou a ocupar o cargo de piloto do porto de Leixões, até à reforma, passando a residir em Matosinhos.

Do casamento com Rosa Adelaide da Rocha São Marcos, nasceram os filhos Ana Cristina, Luís Filipe e Fernando António São Marcos Redondo.

Depois de uns anos, adoentado, mas em que ainda ia para a Costa Nova, no Verão, deixou-nos, em 30 de Junho de 2018, com 85 anos.

-----------------------------

Um beijinho, Carolina, e obrigada pela bonita foto que me enviaste.

-

Ílhavo, 16 de Março de 2021

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: