sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Faz hoje 144 anos...

-

Faz hoje 144 anos que salvou da morte trinta e cinco pessoas, o corajoso pescador aveirense António Santos da Benta, na praia da Costa Nova.

18.09.1876António Santos da Benta abnegado e corajoso pescador aveirense, num rasgo de invulgar heroísmo salvou da morte certa e inevitável trinta e cinco pessoas que lutavam com o mar embravecido, na Costa Nova do Prado (Arquivo da Câmara Municipal de Aveiro, Documentos Avulsos).

Também Senos da Fonseca recorda o facto, na página 193 do seu livro “Costa Nova do Prado – 200 Anos de História e Tradição”:

Um espesso nevoeiro enegrecia o céu e impedia um barco da companha com 35 tripulantes a bordo, de varar na praia. Eis que na tentativa de aproximação, um vagalhão enorme cai sobre ele, alagando-o e quebrando-lhe o cabo da barca. Estando prestes a virar, eis que o Benta, arrais arrojado, se atira ao mar, levando consigo um cabo que pretende prender ao “arganéu” do “meia-lua” em perigo. Luta gigante em que o Benta mergulha, porfiando enlaçá-lo; mas, quando volta à superfície, uma vaga atira-o contra o costado. Três companheiros atiram-se, eles também ao mar, e amparam o António da Benta que salta para o barco e dirige a manobra, até o varar na praia com toda a tripulação salva”.

-

A aterrar…

- 

Costa Nova, 18 de Setembro de 2020

-

Ana Maria Lopes 

 

Sem comentários: