quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Antevisão da festa da Senhora da Saúde...

- 

Em maré de romarias setembrinas, este ano, todas adaptadas às normas ditadas pela DGS, segue-se no último fim-de-semana de Setembro (de 26 a 28), a festa da Nossa Senhora da Saúde, na Costa Nova. Será pena, mas a romaria também estará mal, com o ambiente em que vivemos.

Se fosse possível regredir no tempo, por uns dias, desejaria assistir a uma romaria dos anos sessenta, com artística armação na Avenida Marginal e nos caminhos conducentes à Capelinha. A montagem da armação em altos escadotes marcava o início da festa. Seguia-se a chegada das primeiras tendas. Mas quando os primeiros moliceiros vinham do norte e do sul da ria, os norteiros e os matolas e atracavam mesmo aqui pertinho de mim, então a festividade estava próxima.

Recordo com saudade a chegada das barracas das cutelarias de Guimarães, os chapelinhos de papel de vários feitios e cores, os brinquedos toscos infantis de lata e de madeira, o café “de apito”, a doçaria tradicional da Ti Rosa Caçoa, com os seus suspiros melosos e açucarados e os bolinhos brancos de gema.

Ao lado, a Ti Adelaide Ronca com as flores das festas, de papel, com quadra a gosto, e as coloridas e vistosas ventarolas. O Sr. Quintino Teles com os seus pratos típicos, em cerâmica relevada, com castanhas e sardinhas assadas, ovos estrelados, que até apetecia degustar, etc.

Ainda os ferros forjados, as barracas das loiças de Barcelos e de alguns atoalhados e “lingerie”, bem como, os homens dos guarda-chuvas, compunham o ramalhete.

E os vistosos e animados coretos com a banda a tocar!!!!.....

Não faltava a Vida de Cristo, em movimento, descrita em voz roufenha, rouca, do publicitador, tornada ensurdecedora pela ampliação conferida pelas cornetas do altifalante, que tentavam sobrepor-se ao anúncio da casa dos espelhos, do carrocel, dos carrinhos eléctricos ou cadeirinhas voadoras.

- 

No carrocel, gira que gira…

 -

Com muita gente, com muito barulho, acabou por se tornar impossível a festa na frente/ria, incluindo a própria procissão, que não era recebida com o respeito devido.

Há uns anos largos, toca de mudar a festa para a Avenida do Mar. Ainda pior!!!! Chegou-se a um exagero e a uma falta de sanidade, com que alguns moradores não conviviam muito bem, quase impossibilitados de entrar em suas casas. Já não eram vendas típicas e, por vezes, ingénuas, mas uma autêntica FEIRA, onde chegou a intervir a ASAE.

No entanto, na frente/ria, já voltavam a aparecer as doçarias festivas diversas, muito apelativas, os frutos secos muito apetecíveis, e algumas barracas de brinquedos e quinquilharia.  

Este ano, nada virá e talvez se realize a eucaristia dominical, festiva, com os devidos distanciamentos e máscaras, talvez até no exterior da capelinha. Resta-nos a esperança de que a mui devota Santa faça o percurso da procissão em carro de bombeiros, com a pompa, circunstância e devoção possíveis. Tanto que precisamos do seu alento e coragem, nos tempos em que vivemos.  É o que consta, mas teremos de esperar para ver.

Ainda se vai passar à Costa Nova a Senhora da Saúde, quanto mais não seja, para saborear, entre amigos, poucos e distanciados, a chanfana ou o leitão assado, o que origina uma prévia “procissão de leitões”.

O momento alto que vivia na festa era a passagem da procissão na Calçada Arrais Ançã, frente à minha varanda, com colgadura de damasco amarelada, em que reunia amigos para a verem passar, num misto de satisfação, convívio, colorido, adorno empenhado dos andores e muita fé.

-

Em frente à Mota…
- 

Outros aspectos haveria mais a enumerar – irmandades, fanfarra, grupo de escuteiros, pároco da Gafanha da Encarnação, acólitos e crentes acompanhantes, cumpridores de promessas.

Nem gosto, sequer, de ver a casa fechada, nesse dia.

Tradição… sem exageros e com muito senso. É para respeitar e tentar transmitir…

-

Imagem – Etelvina Almeida

-

Costa Nova, 17 de Setembro de 2020

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: