terça-feira, 14 de abril de 2020

Rostos de pescadores bacalhoeiros - no "Argus"


Com o Argus na Gafanha da Nazaré…presente, mesmo ao longe, pela imponência dos seus quatro mastros, pela sua história e memória, tive vontade, ao serão, de reler o I sailed with Portugal´s Captains Courageous escrito por Alan Villiers e traduzido pelo caríssimo Amigo Capitão Vitorino Ramalheira. Não resisti a respigar uns curtos parágrafos do excelente texto.
-
Ainda menos resisti a evocar alguns dos rostos dos grandes homens da pesca bacalhoeira, no Argus, na campanha de 1950, eternizados pela notável objectiva de Alan Villiers.
-
Cedo, na Primavera de 1950, fiz viagem com a frota de pesca portuguesa, de 32 veleiros, no Argus, gracioso lugre em ferro, de quatro mastros, construído em 1938 – 1939, um rei entre os navios portugueses (…).
-
O piloto, um jovem bem disposto, de 22 anos, fazendo a sua 5ª viagem, disse-me que era o Primeira Linha, da Fuzeta, Francisco Emílio Baptista, o campeão dos pescadores de toda a frota. Em média apanhava uma tonelada de bacalhau por dia. Uma tonelada por dia! Olhei para ele espantado, porque não fazia a mínima ideia de que o peixe podia ser pescado em tal quantidade, na pesca à linha.
Os companheiros do Francisco tinham uma piada acerca das suas façanhas – “Ele tem o seu próprio viveiro” – explicou o segundo piloto. – “Vai lá e tira o seu peixe!”
-
Especial, Francisco Emílio Baptista (Laurencinha)
-
(…) António Rodrigues, de 63 anos, soube-o depois, fazia a sua 43ª viagem aos Bancos. Era um velhote simpático, cara castanha, mas o seu corpo era ainda activo e ágil, como um jovem (…).
-
Especial, António Rodrigues faz leme... de Olhão
-
Pescador especial, Joaquim Pedro Rolão, de Olhão 
-
Espero que apreciem, tanto como eu, texto e imagens. Foi essa a minha intenção…ao rememorá-los.
-
Fotografias de Alan Villiers – Cortesia da National Geographic Society
-
Ílhavo, 14 de Abril de 2020
-
Ana Maria Lopes-

Sem comentários: