-
Cap. Sílvio Ramalheira, a bordo do Argus, em 1950
Foi um homem do mar que
todos devemos reverenciar, por ter suportado no mar uma das maiores tragédias,
que jamais afectaram, mortalmente, Ílhavo, e outras localidades do litoral
português. Todos sabemos a que nos referimos!... O fatídico afundamento do lugre Maria da Glória, em Junho de 1942. Mas a sua vida de mar não se
limitou a esse ano!...
Alto, simpático, entroncado,
de olhos claros, era mais um marinheiro da família Ramalheira – o capitão
Sílvio. Tinha de ser. Os Ramalheiras, de Ílhavo, gerações e gerações, cruzaram os
mares tenazmente, com um impulso de coragem no olhar. Havia muitos Ramalheiras de Ílhavo, a trabalhar na frota bacalhoeira,
nos anos 50, – recorda Alan Villiers – o,
João Pereira Ramalheira, o Vitorino, comandava o navio-hospital Gil Eannes, o Aníbal Ramalheira, que supervisionava frota dos Bensaúde, em
terra, em Lisboa, depois de uma carreira longa e notável à frente de vários
lugres. E muitos mais teria havido.
O
Capitão Sílvio Ramalheira nasceu em Ílhavo em 2 de Dezembro de 1902. Filho de João Pereira Ramalheira, de
alcunha, o Pisco, também ele capitão
da Marinha Mercante, nascido em 1868, e de Maria Rosa Ramalheira. Casou com Maia
Júlia Magano, de quem não teve filhos. De segundas núpcias, teve três filhos,
dos quais o mais velho, de nome Sívio Ramalheira, seguiu a carreira da Marinha
de Guerra, segundo desejo do Pai.
O capitão
Sílvio, pela vida fora, conhecia bem, ao longe, aquele pontinho branco que era
aquele pequeno veleiro – o Gazela,
pois a sua primeira viagem aos bancos, fizera-a, como moço, com cerca de dez
anos, naquele navio. Mais tarde e, consultados os primeiros jornais de Ílhavo,
fora piloto, nos anos de 1922, 23, 25 e 26 do dito Gazela Primeiro, sob o comando do Pai, João Pereira Ramalheira, o Pisco. Mais tarde, na campanha de
1932, comandara-o. O bichinho do Gazela
ficara-lhe, mas, vida é vida e saltitou, então, no comando entre mais três lugres da Parceria – o velho Argus, mais tarde o Ana Maria, em 1927 e 29, o Neptuno II, em 1928 e 30 e o velhinho Gamo, na campanha de 1931. Durante
estes anos, teve como pilotos, de Ílhavo, Manuel dos Santos Labrincha (1928) e
João Pereira Ramalheira, o Vitorino, em 1930 e Adolfo Francisco da Maia, em
1931. Que recordar dos lugres Neptuno II e do Gamo?
O
tal Neptuno II, de madeira,
construído em 1873 em Vila do Conde, armou em patacho e, reconstruído em 1926 por Manuel Maria Bolais Mónica,
passou a armar em lugre. Deixou de
pertencer à Parceria Geral de Pescarias, no ano de 1938.
Do
lugre Gamo, há que realçar que foi um lugre
de madeira, construído para a PGP, Lda., por Luiz Basílio, no Funchal.
Utilizado para a pesca do bacalhau, entre 1923 e 1939, foi vendido, tendo-se
destinado ao comércio.
Lugre
Gamo
Sílvio Ramalheira, num
dia de Junho de 1932, capitão do Gazela
Primeiro, num momento de correntes traiçoeiras, de um vento repentino e de
ondas perigosas, tinha os seus homens fora (…). Era difícil para um navio, como
o Gazela chegar perto dos seus
pescadores, sendo costume, nesse tempo, lançar-lhes um longo cabo de manobra
preso à popa do navio ancorado (…). Como o Cap. Sílvio não era homem para estar
parado, nesse dia, fez-se ele próprio ao mar, levando esse cabo. Levou ainda um
segundo dóri, em que remou, velejou, indo ao encontro dos homens que estavam mais
em perigo (…). Havia trinta e um dóris do Gazela
no mar, e o capitão encontrou e salvou vinte e nove: os dois restantes
nunca mais regressaram – recorda Alan Villiers, na campanha
de 1950.
Se
isto não era uma boa recordação, o que haveríamos de dizer da maior tragédia da
sua vida marítima? Horrível! …sem adjectivos que a classifiquem!...
Os
capitães, quando o tempo o permitia e se davam bem, visitavam-se nos seus
navios. Em 1939, a bordo do lugre Hortense, amigos, à nossa esquerda,
Francisco Paião, o seu irmão Adolfo, a meio, capitão do Hortense, e Sílvio Ramalheira, à nossa direita. Uma relíquia de
imagem!...
Em 1939, a bordo do Hortense
Mas, entre, 1932 e 34, a sua vida dera uma grande reviravolta. Deixava a
parceria, para comandar, de saco e bagagens, o lugre Maria da Glória,
da praça de Aveiro. Era um belo lugre de
madeira, elegante e capaz, onde o capitão investira as suas poupanças. O ex-Portugália, construído na Gafanha da
Nazaré, na campanha de 27, passou a chamar-se Maria da Glória, então propriedade da Empresa União de Aveiro, Lda.
Foi sujeito a uma reconstrução no ano de 1937, bem como à aplicação de motor de
propulsão.
Entre 1933 e 1942, o «nosso» capitão comandara este lugre, até ao seu final trágico, doloroso e pungente. Durante estes
dez anos, tivera como pilotos, Flávio Ramires Campos Pereira (36 e 37), Júlio
António Lebre (38 e 39) e António dos Santos (1942), todos de Ílhavo.
Em tempos de guerra, foi afundado em 5 de Junho de 1942 por um
submarino alemão, em viagem para a Groenlândia, tendo constituído uma das
maiores tragédias que assolaram a nossa vila maruja. Dos 44 tripulantes, apenas
se salvaram 8, em condições sobre-humanas, em dois botes despojados de tudo. E Sílvio Ramalheira foi um dos que se salvou, em muito mau estado psicológico e físico,
pelos muitos estilhaços, com que tinha sido atingido na perna direita.
Vários relatos doridos e arrebatadores existem deste afundamento, não sendo
todos eles unânimes na sua narrativa. Muito luto, muita dor, muitas perdas,
poucas notícias, muita ansiedade, muito tempo de espera. O jornal O Ilhavense de 1.8.42 dá a notícia, o Diário da Manhã de 25 de Julho de 1942,
igualmente, referindo-se aos 37? (36) marinheiros desaparecidos e O Primeiro de Janeiro de 3 de Setembro
do mesmo ano, noticia a chegada a Lisboa do capitão Sílvio Ramalheira e de mais
três tripulantes do lugre afundado na
Groenlândia. E muitos mais se lhe referem, até recentes, como um artigo do jornal
Expresso do penúltimo Verão, de 18 de
Junho de 2017.
Mas a convalescença do
capitão, devagar, devagarinho, de dia em dia, ia avançando, tendo sido muito longa,
dolorosa e morosa. Nos anos de 1943, 44 e 45, ficou em terra, não vendo mais
jeito de recuperar a perna ferida, sem o auxílio de muletas. Mas, dificilmente,
esse tempo chegou e o seu estado físico e psicológico de
tal acidente foi-se recompondo. Creio mesmo que lhe deve ter ensombrado a vida
toda, se bem que o tempo se tivesse ido encarregando de suavizar as tragédias
sofridas. Numa tentativa de minorar as suas penas e de se voltar a sentir
válido, retornou ao mar, na campanha de 1946.
E ei-lo a retomar o mar,
como capitão do navio Lutador, o tal navio-motor dos três mastros, nas safras de 1946 a 1948.
Durante
estes três anos, foi seu imediato, Manuel dos Santos Marnoto Praia (1946 e 47),
de Ílhavo. E pilotos, como estreante, João Fernandes Matias (46) e António
Remígio Sacramento Teiga conhecido como António
Capote (47), também ilhavense. Sílvio Ramalheira teve a satisfação de
estrear o navio, que tinha sido construído em 1945 para a Empresa de Pesca de
Lavadores, Lda., por João Bolais Mónica, na Gafanha da Nazaré, tendo iniciado,
pois, a actividade de pesca, no ano seguinte.
Navio-motor Elisabeth, em 1950
Entre as campanhas de
1949 e de 1952, o capitão Sílvio comandou o
navio- motor Elisabeth, que fora
construído em 1945, para a Empresa João Norberto Gonçalves Guerra, da praça de
Lisboa, por Manuel Maria Bolais Mónica. De Ílhavo, teve como imediatos Elmano
Graça Ramalheira (50 e 51) e Manuel dos Santos Marnoto Praia (52). Piloto, de
Ílhavo, Vitorino Paulo da Silva Ramalheira (52), seu 2º primo.
Durante
a célebre campanha do Argus, com
Alan Villiers a bordo do mítico navio, visitava com frequências os Capitães
Adolfo e Almeida, irmãos, a quem o uniam laços de amizade. A meio, na foto
seguinte.
A bordo do Argus,
1950
O repórter do Jornal do Pescador de Setembro de 1951,
na p. 8, noticia que o Elisabeth
fora o primeiro navio bacalhoeiro a regressar da Groenlândia completamente
carregado, elogiando a arte e saber do capitão, em perseguir os cardumes de
bacalhau.
Em
última «emposta», saltou com regozijo, na safra de 1953, para o novo navio-motor, de aço, Capitão João Vilarinho, construído para
João Maria Vilarinho, nos Estaleiros Navais do Mondego, Figueira da Foz, em
1952. E por lá se manteve, durante cinco campanhas. De Ílhavo, apenas teve como
imediato, Manuel dos Santos Marnoto Praia e, como piloto, Vitorino Paulo da
Silva Ramalheira, em 1953.
Navio-motor Capitão João Vilarinho
Aposentou-se em Setembro
de 1962, com direito a saborear um merecido descanso, depois de uma ousada e
extenuante vida de mar. Deixou-nos em 26 de Abril de 1982, com 79 anos de
idade.
-
Ílhavo, 16 de Outubro de
2018
-
Fotos – de A. Villiers,
cedidas pelo MMI e do arquivo pessoal.
-
Ana
Maria Lopes
-
Sem comentários:
Enviar um comentário