domingo, 20 de março de 2016

Homens do Mar - Júlio da Silva Paião - 5

-

Em maré de irmãos, mais uma belíssima fotografia, sd., e cliché do Capitão Almeida (muito possivelmente), do irmão Paião, mais novo – Capitão Júlio da Silva Paião (1905-1945).
Com mágoa, não conheci, este homem do mar, porque partiu demasiado cedo. Tendo conhecido, desde muito jovem, a Senhora D. Vicência Fonseca, sua viúva, porque frequentava na mesma casa as explicações da Senhora D. Micas Fonseca, sei lá… não tinha idade para relacionar as famílias, nem nunca o teria sabido.
Eis que no lançamento do primeiro livro do Engenheiro Fonseca Nas Rotas dos Bacalhaus – Séc. IX ao Séc. XVI, em 2005, na avidez de me inteirar do seu conteúdo, dei de caras com um depoimento, de que respigo umas palavras, que, para mim, foram mais fortes, afectuosas e comoventes do que todo o resto – sempre disse o que pensava a esse respeito.
Refere o autor: - Mas fi-lo acima de tudo, por reconhecimento a tantos com quem convivi, de quem ouvi histórias de pasmar – e de encantar! –, que me deram uma vida plena de orgulho ao poder ajoujar-me à auréola da sua grandeza. De todos esses, que tantos foram! – seja-me permitido destacar (…) em particular o meu tio e padrinho, Cap. Júlio Paião – figura de enorme prestígio entre os seus pares, homem singularmente austero, de  uma frontalidade que raiava a dureza no trabalho, mas onde coexistia uma babada e quase obsessiva dedicação a este seu sobrinho (…)  com quem, diariamente, anos a fio, percorri de bicicleta os caminhos para o ancoradouro do CRUZ DE MALTA (…).
Ainda por cima, no Cruz de Malta, o navio mais velhinho e de menor capacidade de Testa & Cunhas, mas, talvez porque tivesse sorte, era considerado a mascote, uma espécie de talismã, para a empresa.
Apressei-me a ir àquelas relíquias que são as fichas do Grémio, uma grande ajuda para identificações de homens, navios e cargos e tudo batia certo.
Segundo a mesma fonte, fora piloto no José Alberto, da praça da Figueira da Foz, em 1936, piloto e/ou imediato, alternadamente, no Gazela I, da praça de Lisboa, entre os anos 1937 a 40 (inclusive), sendo capitão o seu irmão Francisco. E com fotógrafo a bordo, mais um bonito cliché, no Gazela, em 1937, enquanto piloto, imagem datada e documental.
-
A bordo do Gazela, em 1937

Em 1942, tivera a oportunidade de passar para navios da praça de Aveiro, nomeadamente para Testa & Cunhas, tendo feito a campanha de 1942 como piloto do Novos Mares, lugre de 4 mastros construído em 1936, nos Mónica, que o meu avô Pisco inaugurara, nesse ano, só à vela, em viagem à Groenlândia. Ter-se-iam cruzado, pois o meu avô deixou o mar, nessa última viagem de 42. Coincidências!…
O Cap. Júlio Paião transitou para o Cruz de Malta, nos anos de 1943 e 44, como capitão, tendo já chegado abalado de saúde, no fim da viagem. Com promessa da empresa de que viria a comandar o Novos Mares, pois já estava na carreira o navio-motor Inácio Cunha, a vida não o deixou enfrentar mais do que uma longuíssima viagem, que a todos espera, mais tarde ou mais cedo, viagem sem retorno.

À direita, no Cruz de Malta
-
Ílhavo, 28 de Fevereiro de 2016
-
Ana Maria Lopes
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Ao ver esta referência ao CRUZ DE MALTA, apetece-me aqui evocar o que foi a agonia de tão bonito lugre, que num belo dia de sol, eu vi naufragar na Terra Nova, naquele fatídico 1958, ano em que também se afundaram outros velhos lugres, como o ANA MARIA, MARIA DAS FLORES, MILENA, SANTA ISABEL, etc.
Estava então a bordo do Gil Eanes, quando aquele navio, altas horas da madrugada, foi abandonado com «água aberta».
Ao ser dado como perdido, e para abreviar a sua agonia, chegaram-lhe fogo, como se fosse uma espécie de «eutanasia»...
A verdade é que durante todo o dia, aquilo era só fumaça, que se prolongaria quase até ao por do sol, altura em que o navio finalmente soçobrou de popa, com o gurupés bem apontado ao céu, como se fora um dedo acusador, para quem assim o abandonou.
Cordiais saudações marinheiras,
Al bino Gomes

Ana Maria Lopes disse...

Caro Sr. Albino:
Obrigada pelos seus testemunhos.
Cumprimentos

Ana Maria Lopes