sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A Casa dos Faróis na Costa Nova do Prado - I

-

A Casa dos Faróis na Costa Nova do Prado

Casa dos Faróis. Anos 70
-
Quando nasci, ao sair da 2ª Guerra Mundial, o meu tio-avô paterno Manuel Marques, de Azurva, já tinha comprado a Casa dos Faróis, o refúgio estival da família.
Pela parte que me toca, as recordações directas e conscientes estendem-se muito aproximadamente por um curto período, de1949 a 1952. Ou seja, entre os meus quatro e sete ou oito anos. Mas, a magia daquela casa era tal que dela me recordo em pormenor, no que diz respeito ao ambiente, aos materiais e aos móveis, únicos no seu género. Além disso, soube-o muito depois, a moradia em questão tornara-se uma das referências da Costa Nova.

Para quem vinha da Barra, ou seja do Norte, único acesso terrestre da terreola, a primeira casa da Costa Nova era o palheiro do José Estevão. Seguiam-se, na avenida que lhe presta homenagem, a garagem do Samuel (actualmente devoluta), com uma fachada muito curiosa, e outras moradias da primeira metade do século XX que ainda lá estão. A Casa dos Faróis fechava a marcha, à esquina de uma ruazinha de terra sem saída, hoje rua dos Faróis. Mais adiante, antes do «Bico» subsistiam ainda alguns palheiros. Infelizmente, nessa altura já poucos eram de madeira. Tanto quanto sei, depois de um incêndio anterior à minha própria existência, a madeira fora banida da construção e os que ainda restavam eram casas de pedra e cal com o reboco das fachadas a imitar o revestimento tradicional. Verdade seja dita, mais para Sul alguns tinham escapado. Na memória dessa época, dos elementos urbanos marcantes, ficaram-me a pensão Pardal, o busto do Arrais Ançã e o popular café homónimo (também conhecido por Coração da Praia). Uns metros à frente o café Beira Ria, ponto de referência da burguesia veraneante, com um mezanino onde os músicos tocavam, o Hotel Restaurante do mesmo nome e a «Mota» (actualmente, posto de turismo) embarcadouro das barcas para atravessar a Ria e, depois da curva da convivial Marisqueira, outro excelente restaurante, campeava o Mercado Municipal. Duas ruas na direcção Norte-Sul e uma meia dúzia de transversais de nascente a poente constituíam a «rede rodoviária» da povoação.
-
É este o cenário urbanístico-arquitectónico que da infância herdei.
No final da década de 50, a Casa dos Faróis saiu da família e, até 1962, as férias que na Costa Nova passei foram na Pensão Pardal ou no Hotel Beira Ria. Esporadicamente, aquando de umas festarolas que organizei na garagem, ainda voltei à mítica mansão familiar.

Da esquerda para a direita, identificados – Zeca Vinagre, Alfredo, Margarida, Barreto e Abrantes

O que dela posso contar resulta sobretudo de farrapos de conversas familiares e de lembranças «românticas» de uma infância radiosa. A Casa dos Faróis era, para nós crianças, um mundo fantástico de imaginação, onde tudo se tornava possível. Assente entre a Ria e o Mar, deste separada pelo que chamávamos «a Selva». Para lá íamos, quais «cowboys e índios» que éramos (designadamente o Dinis, o João Manuel e eu) e inventávamos todos os dias novas façanhas do Faroeste, com flechas de cana e revólveres de pau. Ou então, a nascente, na Ria, onde apanhávamos caranguejos no lodo da baixa-mar, andávamos de bateira ou lançávamos à água barcos à vela de cortiça de fabrico próprio. De quando em vez, lá aparecia um de nós com uma lancha ou um rebocador de folha com motor de corda, que acabavam sempre por enferrujar.
A nossa casa, construída na primeira metade do século XX, muito provavelmente por um «Calafão» (emigrante de retorno, com fortuna feita na Califórnia) cujo amor da Ria e do Mar o levou a erigir os dois faróis, réplicas reduzidas e fiéis do Farol da Barra, ao pé dos lanços de escada Norte e Sul a acolher quem naquela casa entrava. Mas, sobretudo, o mais marcante era a decoração e o recheio, de que só a família e alguns amigos poderiam testemunhar. Raros são ainda deste mundo e o que aqui revelo aos leitores, ainda que muito incompleto será, para quem a não conheceu, o pouco que gostaria de deixar.
A Casa dos Faróis foi erigida no terreno com três estremas que rematava o quarteirão a Sul. Ainda hoje delimitado pela Avenida José Estêvão, a rua dos Faróis e a Avenida da Belavista, esta última um mero sendeiro a poente. A Norte, o limite era então uma ruazinha de terra, de acesso ao já citado palheiro do José Estêvão, actualmente rua da Nossa Senhora da Encarnação.
Construção de planta rectangular, de alvenaria, com a fachada principal a nascente a altaneira Casa dos Faróis, com o telhado de duas águas, encimado por uma águia de asas abertas, não passava desapercebida. Quem lá entrava era recebido no terraço de cerca de quatro metros e a toda a largura da fachada, onde se chegava por um dos dois lanços de escada, com os míticos faróis por sentinelas. Dali, a vista para a Ria, sobretudo nas noites de lua cheia e de praia-mar era um encanto.
O muro de cerca, com balaústres arqueados a partir de um metro de altura, delimitava o terreno a nascente e a Sul. Deste lado ficava a entrada de serviço, um pequeno portão de madeira entre dois pilares. A nascente, um portão de madeira de dois batentes abria para um terreiro, parcialmente atapetado de chorões, por onde passavam os carros quando iam para a garagem. Na faixa central de cimento, entre os pilares de betão armado de sustentação da casa, havia espaço para três automóveis, uns atrás dos outros. À esquerda e à direita, o chão era de areia e ali se guardavam enviesados os barcos, as bicicletas, os apetrechos de praia, de navegação e algumas alfaias. Ao fundo da garagem, uma porta na fachada poente, dava para o jardim e o quintal. No muro de cerca das traseiras, de alvenaria maciça, com uns dois metros de altura, havia um outro portão inteiriço de madeira, que dava directamente para a «selva». Por uma estreita trilha ia-se até ao Mar. A Norte do terreno, o muro meeiro com o vizinho separava as duas propriedades.

Patacão (de costas), Abrantes, Amélia Campos e Jorge (autor do texto)

No vão da escadaria da fachada principal, de parte e de outra, havia um canil de abrigo para os vários cães da família. Acabado o defeso, os caçadores da casa iam às galinholas e aos mergulhões. No Verão, punham-se as bateiras-caçadeiras e o vouga na Ria, para passear, pescar ou ir à praia de «Biarritz» ou de «San Sebastian».
 
Bruxelas, Janeiro de 2014
-
© Jorge Tavares da Silva
_____________________________
-
Nota – Este texto e imagens foram-me enviados pelo Autor, meu amigo, com a finalidade de vir a ser publicado no Marintimidades. Um hino à Casa dos Faróis, demolida. Além do mais, também fui frequentadora de um ou outro bailarico, nesta cave.
(Cont).
-

8 comentários:

N. Cruz disse...

Magnífico!Mesmo para quem, como é o meu caso, não conheceu esta realidade...

Anónimo disse...

"Sem grande convicção",como diz o Poeta ("...crê que é latim...")relaciono a "Casa dos Faróis" com uma personagem ,o "Nelinho",da nossa geração (cagaréu?...vagamente parente?...)que passávamos as férias na Costa-Nova.Desde 15 de Junho(na esplanada os candeeiros ainda tinham as protecções cónicas de lata...)até 15 de Outubro (um ano fui de bicicleta directamente da Costa para o Liceu...)O texto omite o casarão senhorial (famílias de Águeda?...)entre a garagem do Samuelzinho (dono do "Laide",um dos 2 ou 3 VOUGAS autênticos...)e a Casa dos Faróis...Achei graça à "Selva",que era a "Quinta do Cravo",onde o único sinal de vida era uma "quintarola" do "Vergas"(2 ou 3 vacas leiteiras de subsistência...) (quanta água misturada no leite?...).Dava para a "Biarritz",e,até à Barra,não havia mais nada!...
Cumprimentos,"kyaskyas"...
(fiel leitor,lá lhe vou "roubando" umas fotos...)

Anónimo disse...

Ocorreram-me mais recordações da "Casa dos Faróis"e da casa senhorial a Norte.Há um livro (Julgo ser "Varandas sobre o Atlântico",mas no "GOOGLE"o título conduziu-me a outras coisas...É escrito por um Juíz de Direito que lá terá passado alguma temporada,e um dos pormenores que descreve(cito de memória,falível...)são camas em forma de barco da Ria (mercantel?...'Ilhava,já agora?...)Livro de finais do séc.XX.
O Nelinho era dito "da Azurva"...A casa senhorial a Norte seria da família do Conde de Sucena,de Águeda...Recordo 2 filhos,rapariga,muito bonita,e rapaz...Frequentadores(de manhã,como era de regra,da Biarritz...Cumprimentos,"kyaskyas"

Jorge Tavares da Silva disse...

O Nelinho a quem se refere, e as duas irmãs, Linda e Branca, são (eram) filhos do meu tio-avô de Azurva dono da Casa dos Faróis e irmão da minha avó paterna. Como vivo fora do país à 50 anos, perdi de vista a família, mas sei que a Casa familiar de Azurva ainda existe.
Estes meus primos eram muito mais velhos do que eu (entre 7 a 10 anos o que, para a idade que tinha à época era uma eternidade.
Na 2a parte do artigo, refiro-me mais detalhadamente ao recheio da casa, ou pelo menos do que me lembro.

Ana Maria Lopes disse...

Bom dia a todos:
Comecei a interessar-me pelo assunto e já tentei localizar o livro »Varandas para o Atlântico», que refere, escrito por um tal Juiz de Coimbra, Joaquim José de Sousa Dinis, em que fala de umas férias na Costa Nova e do mobiliário da Casa dos Faróis. Está esgotado. Mas, pessoa amiga comum vai arranjar-me um, junto do Autor. Poderá interessar-nos, sobretudo a si, Jorge. O «puzzle» vai-se formando.
Depois do Carnaval, espero já o ter na minha posse. Cumprimentos amigos a ambos. Ana Maria

Anónimo disse...

Obrigado ao iniciador desta conversa a três...Para mim foi um interessante exercício de recuperação de memória..Por precaução comecei com o "Sem grande corrupção..."roubado ao Canto VI dos Lusíadas,e à boa impressão que os marinheiros de Vasco da Gama causaram em...Vénus!(Afrodite?...)Não arrisquei os nomes das duas irmãs do Nelinho,de que me lembro muito bem...E vou arriscar mais um bocado a dizer que,se não são primas da minha cunhada Lisette Ribeiro,são,pelo menos,muito Amigas...E terá sido através do meu irmão,seu marido,que -como os outros irmãos - recebi,de oferta,o livro de que falei.Tenho registo de (quasi)todos os livros que tenho,mas falta lá o "Varandas sobre o Atlântico"...O que vale é que a DrªAna Maria,por vocação e formação foi rápida e eficiente a identificá-lo.Eu terei de "tropeçar" nele na confusão do meu "armazém de livros"...
Cumprimentos a ambos,"kyaskyas".

Jorge Tavares da Silva disse...

Caro Anónimo. Claro que acertou. A sua cunhada Lisette, minha prima, é uma das filhas do meu tio-avô António, irmão do Manuel, dono da Casa dos Faróis, a quem me refiro no texto.
É até verosímil que nos tenhamos encontrado, noutros tempos, mas eu era demasiado miúdo para que se lembre de mim.

clara disse...

Já agora, como disse à Ana Maria, possuo alguns dados sobre os donos da Casa dos Faróis, porque vem na escritura do apartamento que aí comprei.
Não foram os derradeiros donos, mas talvez penúltimos, sim, eram de Azurva e uma delas era Branca (Sabino por casamento).


A casa a seguir à Casa dos Faróis era do Dr. Dinis Severo, de Eixo. Pertence aos descendentes. A dos Leões, não sei. A casa branca e azul ao pé da garagem era do Samuel Maia.