domingo, 9 de fevereiro de 2014

Um achado em arquivo... CHINCHADA na Costa Nova

-
Ando numa de saudade da Costa Nova de outras eras. Também depende dos arquivos que me aparecem e com os quais vou convivendo.
Uma chinchada na nossa praia e…monumental, em Agosto de 1970, provavelmente. Recorrendo aos artefactos do costume, reconheci algumas pessoas que atravessaram a época – João Fonseca, ao centro, «mandador» e organizador da mesma, segundo me informaram.
Da esquerda para a direita, Capitão José Vaz, José Ançã, José Manuel Parada, Manuel Cândido Amador, Ferreira Jorge, Júlio Bela, Carlos Duarte Amador e outros mais.

 
Chinchada na Costa Nova, 1970 (?)

Em Costa-Nova-do-Prado, p. 128 a 130, Senos da Fonseca refere-nos que «Outro dia assinalado na época balnear, era o da chinchada. Promoviam-se chinchadas com frequência. Mas uma vez por ano realizava-se a chinchada monumental, quase sempre em meados de Agosto».
-
Mas, tivera eu a sorte de encontrar uma fotografia, que supera, em qualidade, as do livro.
Desafio, pois, o João Fonseca na sua tripla qualidade de autor do livro, organizador e «mandador» da chinchada que no-la conte no seu blogue, em linguagem típica, a seu jeito, mas sem desaforos.
Que não esqueça todas as peripécias que nela aconteceram, se a memória ajudar.
Aguardemos.
-
Imagem – Cedência gentil da Milú (Lau)
-
Ílhavo, 9 de Fevereiro de 2014
-
Ana Maria Lopes
-

3 comentários:

Maria Emília disse...

Boa fotografia!
Gostei!

Ana Maria Lopes disse...

Obrigada, Maria Emília! Os arquivos, às vezes, trazem-me surpresas destas. Vamos a ver se me respondem ao desafio de contar a chinchada com mais atavios. Esperemos! Beijinho.

mariasilviaboia disse...

Pois é, Sra. Dra.! O tempo está "muito péssimo" e, assim sendo, convida a que nos distraiamos!... Os dias chuvosos, pardacentos, invernosos, em nada ajudam a aviventar a alma... quando já de cinzento repassada! Sempre que me é oportuno, venho "folhear" o FB como se um jornal regional fora!... Acabei de rever no Feed de Notícias, as fotos do delicioso arquivo de João da Madalena, que, não há dúvida, nos inundam de emoção!!! Também o «Marintimidades» pela riqueza e beleza de seu conteúdo, é uma fonte de recreação lúdica e cultural sobre o tema associado ao MAR, e o que ele envolve!!! Vou mergulhar hoje nele, Blogue, pois vai-me ajudar a espairecer a mente neste domingo frio e de mau tempo!....