sexta-feira, 22 de março de 2013

Abre hoje a Feira de Março

-
Isto é só para lembrar… Para mim, a Feira de Março, apesar da vetustez dos seus 579 anos, já foi, já era. Já deu o que tinha a dar.
-
Quando vinha de férias da Universidade, que agradável era ir até à Feira de Março! Era mesmo obrigatório experimentar as sensações dos divertimentos mais ousados, para a época – comboio-fantasma, cadeirinhas voadoras, poço da morte –, ir ao Circo, flanar, pavonear as toilettes já primaveris, almejar encontros agradáveis, flirtar, renovar as bijouterias, etc., etc.….
O ambiente favorecia a diversão!
-
Mas porquê no Marintimidades, estas intimidades? Apesar dos meus verdes anos, os barcos moliceiros já não me eram indiferentes. E daí ficou a chapa que bati em 25 de Março de 1961. Não há dúvida que já atraíam as minhas atenções. Eis a prova.
 
 

Inauguração da Feira de Março – 1961

 
A ria, inspiradora e calma, espelhava a paisagem!
Estava um bonito dia primaveril! O Rossio é sempre o Rossio! Alimenta-se da água que bebe! Às vezes há umas excepções…
-
Além do mais, era hábito os barcos moliceiros estarem presentes, por iniciativa dos arrais, movidos pela tradição, em razoável número, no Canal Central, para exibirem as suas elegantes formas e garridismo cromático. Com eles vinham, também, alguns mercantéis, mais pesadões, mas sempre pujantes senhores da Ria.
-
Esta imagem deixa-me alguma saudade. Apesar de continuar a apreciar a beleza do Canal Central, algo mudou e, se calhar, não foi para melhor. Opiniões!...
-
Com a Feira bem longe do Rossio, vamos a ver o que acontece, este ano, com a Festa da Ria, com os pouquíssimos moliceiros tradicionais que ainda restam. Aguardemos, pois, não estamos em tempo de milagres…
Leia mais no DA de hoje.
 
Fotografia – Arquivo pessoal da autora
 
Ílhavo, 22 de Março de 2013
 
Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: