sábado, 14 de julho de 2012

A Regata da Ria que não se realizou - 2012

-
Hoje, dia 14 de Julho era o dia anunciado para a Regata da Ria, cancelada, para a Regata da Ria que não se realizou. E Festas da Ria sem regata…no mínimo, insólito.

Tendo passado há uns meses no Turismo Centro de Portugal, recolhemos este folheto promocional…



… que realçava as datas dos Eventos da Ria em 2012 e, nomeadamente, esta Regata:




Que pensar?
São muito poucos, sabemos, os barcos moliceiros tradicionais, à vela, mas é preciso ajudá-los a terem visibilidade, quando o barco, o Moliceiro, é adoptado como ex-libris lagunar, sendo uma das mais belas embarcações tradicionais do mundo – julgámos.

Mestres, pintores, proprietários e antigos homens do moliço souberam, por jornal nacional diário, o Correio da Manhã, de 6.7. 2012 que a Regata dos Moliceiros há meses anunciada para dia 14 de Julho pelo Turismo, acabava de ser cancelada pela Câmara de Aveiro, sem qualquer satisfação aos interessados.
-
No dia seguinte, a 7. 7. 2012, o Diário de Aveiro noticia que «Moliceiros não foram avisados de cancelamento de regata» e dá a conhecer que as Festas da Ria terão lugar, sem o evento que lhe costumava dar maior visibilidade, a Regata da Ria com Concurso de Painéis. É lastimável.

Esta decisão, tomada num contexto de “crise”, vem pôr em causa um evento que já se realiza há algumas décadas, e que tem envolvido os proprietários das embarcações, antigos moliceiros de profissão e outros que ainda preservam o barco moliceiro para estas ocasiões.
-
As pessoas em causa, tendo tido conhecimento do cancelamento da Regata, apenas uma semana antes do evento, através da citada notícia de jornal, e já com algumas semanas de trabalho realizado nas embarcações (reparações, pintura e decoração), sentiram-se indignadas e revoltadas.

Como a comunicação social não perdoa as decisões mais polémicas, contactou estes homens da “Ria”, e deu largas à sua revolta, quer através de jornais nacionais, quer da própria televisão, em telejornal da SIC e da TVI.

Entretanto, uma manifestação que se espera ordeira, mas firme, está anunciada para amanhã e levará desde a Torreira até Aveiro homens e moliceiros, tradicionalmente, à vela.
-
Sob o slogan AINDA HÁ MOLICEIROS NA RIA! HÁ SIM! DOMINGO NAVEGAM PELAS ÁGUAS DA RIA, À VELA!, navegarão…
Ílhavo, 14 de Julho de 2012

Ana Maria Lopes
-

2 comentários:

Etelvina Almeida disse...

Hoje, sim, seria o dia!

Tal como diz: "com esta nortada" a proporcionar-lhes o prazer de navegar à vela... a competirem!

Obrigada pelo seu artigo, um contributo mais para esta causa que a todos toca, ela "mexe" com a nossa essência.

Abraço!

David Luna de Carvalho disse...

Como é possível não compreender a importância de um evento tradicional como este?