quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Marinha Portuguesa - Nove Séculos de História

-
Ao fim da tarde de ontem, numa das mais nobres zonas de Lisboa, frente ao Tejo, teve lugar, no Museu de Marinha, a cerimónia do lançamento do livro da autoria do seu Director, Comandante José António Rodrigues Pereira, «Marinha Portuguesa – Nove Séculos de História», dado à estampa pelas Edições Culturais da Marinha, em aprimorada publicação de iconografia abundante.

Na presença do Senhor General Ramalho Eanes, Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Dr. José Luís Arnaut, do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes, e de outras autoridades, um vasto e atento público assistiu à sua apresentação pela professora Doutora Manuela Mendonça, Presidente da Academia Portuguesa de História, no Pavilhão das Galeotas, entre a rusticidade das embarcações tradicionais e a nobreza das embarcações reais.


Autor e apresentadora

Como refere o autor: Hoje, como antes, o Mar permanece como elemento fundamental para o futuro do País. Assim foi no Século XX com a criação da ZEE, assim será no Século XXI com a concretização do projecto de alargamento da plataforma continental, sempre com a Marinha na nobre missão de garantir aos portugueses o uso do seu mar.

A História da Marinha é uma História de Portugal vista do mar porque não é possível dissociar o Mar dos acontecimentos fundamentais da História do país.

Como afirma o Almirante Melo Gomes no Prefácio, a sua falta era sentida não só pelos marinheiros como pelos historiadores e investigadores que agora passam a dispor de uma obra de referência que apresenta também uma importante iconografia relacionada com o nosso passado.

Correspondendo a um desafio lançado pelo CEMA, em 2003, esta obra é o culminar de um processo de investigação iniciado pelo Comandante Rodrigues Pereira sobre a História da Marinha ao longo de nove séculos, que durou sete anos de pesquisa.

Neste livro de 643 páginas, reúnem-se, pela primeira vez, os acontecimentos mais importantes da nossa história marítima e o que representam para Portugal.

O Comandante Rodrigues Pereira entrou para a Escola Naval a 01 de Setembro de 1966 e especializou-se em electrotecnia em 1971-72, durante o seu percurso na Marinha. Prestou serviço em diversas unidades navais e em terra. Passou à reserva por limite de idade em 2005 e desde 07 de Fevereiro de 2006 é Director do Museu de Marinha.

Após a cerimónia, teve lugar a habitual sessão de autógrafos.


Rodrigues Pereira autografa o livro a Aníbal Paião

Além de ensinamentos que sempre se colhem, esta cerimónia proporcionou excelentes momentos de convívio entre os convidados.

Ílhavo, 28 de Outubro de 2010
-
Ana Maria Lopes
-

3 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

Obras das quais muito precisamos para mostrar "à mocidade" que o nosso Mar vai muito para além do surf e do que alcança a vista.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Tive a honra de ter sido convidado e de estar presente no lançamento do livro.
Felizmente que um trabalho destes teve a apresentação condigna, com a presença de muitas figuras ilustres. Apesar de ter visto por lá fotógrafos e operadores de câmara, não houve nos meios de comunicação a divulgação que merecia.
João G. Marques
(Ass. Naval de Lisboa)e http://joao-carioca.blogspot.com/

Anónimo disse...

Em tempos disse-me um velho homem do mar que "Barco de madeira que tenha estado na agua do mar nuca se dá bem com agua doce", quis saber o porquê e a resposta foi "A madeira está impregnada de sal, a agua doce, quer do rio quer da chuva dissolve o sal e a madeira apoderece"