quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A casa da Costa-Nova, através dos tempos...IV

-

11. Singular fotografia de Fernando Zé Morgado, que espelha, espelhando, uma cena vulgar pelos anos 80 e 90, em que a Ria teimosamente e, não concordando com o afastamento a que foi votada, continuava a querer beijar-nos os pés, em alturas de preia-mar.

12. Os candeeiros Tampax e o piso empedrado não enganam – 2005 – ano da inauguração da Calçada Arrais Ançã.

13. Aspecto actual da zona em que a casa se insere, vista da Fonte Luminosa, em 2008 (Centro).
Eu, na qualidade de bisneta da Arraisa Joana Càlôa, tinha de ter uma casa com alguma história, graças sobretudo à localização.

A venda do livro Costa-Nova-do-Prado – 200 Anos de História e Tradição, de Senos da Fonseca, onde encontrará toda a história deste belo recanto entre o mar e a ria, apresentado por Zita Leal, no passado dia 19, reverte a favor do CASCI., de Ílhavo.


Imagens – Arquivo pessoal da autora, com a colaboração de várias pessoas amigas, que emprestaram ou ofereceram fotografias.

Ílhavo, 23 de Setembro de 2009

Ana Maria Lopes


1 comentário:

marmol disse...

É bom recordar!!! Faz-nos viver novamente como nesses tempos idos e que jamais voltam. São tempos que não se repetem mas que a memória não esquece.
É bom que haja alguém com as qualidades e o conhecimento da dra. Ana Maria para transmitir aos vindouros estes factos que fizeram história, a história duma terra, duma comunidade marítima por excelência.
Mais uma vez parabéns.

Oliveira Martins