sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Aniversário da Restauração do Concelho de Ílhavo

 -

O 124.º Aniversário da Restauração do Concelho de Ílhavo foi assinalado ontem, quinta-feira, dia 13, numa homenagem a todos os ilhavenses que, durante 3 anos (entre 1895 e 1898) lutaram pela autonomia municipal.

Recorde-se que, em 1895, o Município de Ílhavo perdeu a sua autonomia, tendo sido integrado no concelho de Aveiro, pelo decreto de 21 de novembro de 1895.

O Ultimato Britânico, a crise financeira, a bancarrota parcial portuguesa e a permissividade do Código Administrativo de então constituíram-se como os principais fatores que estiveram na origem da perda de autonomia de Ílhavo.

Três anos após a extinção, Ílhavo recuperou a sua autonomia, pelo Decreto de 13 de janeiro de 1898, fundamentando-a com o controlo financeiro das contas do concelho, o valor das suas transações comerciais e a existência de empresas de referência, como a Vista Alegre e os Estaleiros Mónica. O regresso dos Progressistas ao poder e a prova de que a extinção dos concelhos não refletiu uma redução da despesa pública como se esperava contribuíram também para esta mudança.

O construtor Manuel Maria Mónica esteve no centro das comemorações da independência (1889-1959), pelo seu papel na construção naval, a partir dos estaleiros da Gafanha da Nazaré com projecção nacional, “igualado aos génios dos construtores navais da época dos descobrimentos”, como escreveu João Campolargo no prefácio da edição especial “Nossas Gentes – Biografias” sobre Manuel Maria Bolais Mónica, da autoria do Prof. Vítor Carvalho.

Além da biografia, o programa, de ontem, do aniversário da restauração de Ílhavo, incluiu ainda uma intervenção de Pedro Silva sobre “Manuel Bolais Mónica e a religiosidade bacalhoeira” e a exibição do filme sobre o bota-abaixo do navio “São Jorge”, da autoria, à época de Vasco Branco, comentado por Ana Maria Lopes. O Presidente João Campolargo encerrou a sessão, tendo havido, seguidamente, em dois grupos, uma visita guiada ao Centro de Religiosidade Marítima de Ílhavo.

Fotos para mais tarde recordar:

-

-

-

-
-
-


E, agora, felicidades!...

Fotos de João Parracho

Ílhavo, 14 de Janeiro de 2022

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: