segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Os últimos vão "partindo"...

 -

Cap. António Tomé da Rocha Santos

 

 

-


Nado e criado em terras de Ílhavo, Tomé Santos, afectuosamente conhecido pelo capitão Tomèzinho, nasceu a 24 de Julho de 1928. Descendente de família de homens do mar, de entre os quais o seu pai, António dos Santos, seguiu-lhe as pisadas.

Pertencendo já à última geração de capitães da Faina Maior, concluiu a Escola Náutica, em 1949, sendo portador da cédula marítima nº115266, passada pela Capitania do Porto de Lisboa.

Casou com Dina Teresa Rodrigues Madalena, já falecida, de cuja união, nasceram os filhos António José, Henrique Manuel e Maria Teresa Madalena Santos.

A sua primeira viagem aconteceu em 1950, ao embarcar como imediato do lugre-motor “Adélia Maria”, tendo-se sucedido o “José Alberto”, o “Bissaya Barreto”, o “Ilhavense II” (1954 e 55), o “Capitão Ferreira” e o “Ilhavense” (de 1957 a 59), entre os cargos de piloto e imediato. A 16 de Agosto de 1955, enquanto imediato, naufragou no “Ilhavense II”, com incêndio fatídico a bordo.

-

Lugre-motor “Ilhavense”
-

Já com um saber de experiência feito, pegou com mestria no navio-motor “Ilhavense”, que comandou durante 11 anos, de 1960 a 1971. Em 1965, durante a reunião anual dos capitães com o Almirante Henrique Tenreiro, o Capitão António Tomé da Rocha Santos foi agraciado com a Placa de Prata e o Diploma da Mútua dos Navios Bacalhoeiros, em virtude da assistência prestada ao navio-motor “Celeste Maria”, na campanha de 1964.

-

 

Navio-motor “Ilhavense”
-

Reparem na coincidência do nome!... Neste caso, o Jornal “O Ilhavense” era “comandado”, à mesma data, pelo Prof. José Pereira Teles.

Depois da passagem de mais dois anos pelo navio-motor “Rainha Santa”, na pesca do bacalhau, fez algumas viagens em navios de comércio, para acabar a sua faina de mar, no comando, entre 1976 e 1982, do arrastão "João Corte Real", mais tarde apelidado de "Maria de Ramos Pascoal".

Depois de umas boas décadas a saborear a sua merecida reforma junto da Família, deixou-nos com a provecta idade de 93 anos, para uma longa viagem sem retorno, em 31 de Outubro de 2021.

-

Ílhavo, 1 de Novembro de 2021

-

Ana Maria Lopes

-

Sem comentários: