sexta-feira, 27 de março de 2020

Bota-abaixo do "Avé Maria"


Revendo uma foto e evocando o que ela mostra – na maré de gente que eram os autógrafos dos livros, alguém, que não recordo, ofereceu-me esta foto, com carinho, identificada e datada. Óptimo! Guardei-a e só hoje, em arrumações e escolhas de pastas, gavetas e baús, me veio à mão.
Digitalizei-a, usei-a. Alguém, além de mim, gostará de a ver. Em dia de bota-abaixo do navio-motor “Avé Maria”, em 14 de Fevereiro de 1957, construído na Gafanha da Nazaré por Benjamim Mónica, para a Empresa de Pesca de Lavadores, Lda., os habituais festejos por um novo navio que beija pela primeira vez, as águas da ria.
 -
Sempre emocionante… e nunca mais visto!
 -
Então e a foto que me ofereceram? É o preâmbulo da anterior: – Com o navio por fundo, detrás de telhados, de costas, o almirante Américo Tomás, então Ministro da Marinha, é cumprimentado pelo armador do navio, Cap. Ferreira da Silva.  À direita, em primeiro plano, Adelino Ferreira Sardo, motorista e irmão do armador e, à sua direita, a menina Maria Júlia de Oliveira Madaíl, sobrinha de um dos sócios da Empresa, e madrinha do navio, conhecida por Juju Madaíl.  Conheci-a nos tempos do Liceu, sabia onde ela morava, em Aveiro, mas nunca, nunca mais a vi. Recordei-a, hoje, neste esclarecedor cliché.
-
Bota-abaixo “Avé Maria”, 1957
-
Ílhavo, 27 de Março de 2020
-
Ana Maria Lopes-


Sem comentários: