quinta-feira, 28 de março de 2019

Museu de Ílhavo adquiriu pintura por 3.500 contos


-
Segundo o Jornal Regional de 29 de Março de 1994, há 25 anos, a Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo e a Câmara Municipal, adquiriram um óleo sobre tela com 2x3 metros, do pintor Adriano de Sousa Lopes, que retrata Moliceiros em plena apanha do moliço.
Esta aquisição custou 3.500 contos, tendo a autarquia ilhavense pago 1.000 contos e a Associação dos Amigos do Museu contribuído com 2.5000 contos.
Entretanto, a AMI realizou uma subscrição pública de apoio à aquisição desta obra de arte. A esta distância de 25 anos, posso confirmar que realizou e com sucesso.
Sousa Lopes nasceu no ano de 1879 na região de Leiria, tendo sido discípulo de Luciano Freire e Veloso Salgado, em Lisboa e em Paris.
O seu primeiro trabalho foi uma pintura de inspiração poética, «Ondinas», exposto no Museu de Arte Contemporânea. Na sua primeira fase, dedicou-se a um impressionismo de cor e luz, pintando aspectos festivos e coloridos de feiras e romarias, apreciados na então capital da pintura, Paris. Afirmou-se como paisagista emotivo e marinhista pujante em trechos de praia ou de penedias ciclópicas, e em cenas movimentadas e saborosas da vida piscatória.
Foi director do Museu do Chiado.
Na sua última fase, Sousa Lopes dedicou-se a vastas composições murais, tendo viajado por Itália, onde estudou, de perto, a técnica fresquista do Renascimento.
 -
Moliceiros, de Sousa Lopes, adquirido em leilão
-
A tela adquirida pelo Museu, de 1939, mostra de uma forma realista o grande esforço muscular dos homens, de dorsos bronzeados e luzidios e impressiona pelo seu ritmo poderoso e empolgante, numa preocupação de largo decorativismo, a faina do moliço na Ria de Aveiro.
-
Ílhavo, 28 de Março de 2019
-
Ana Maria Lopes-                           

Sem comentários: