sábado, 5 de janeiro de 2019

CMI celebra 40º aniversário da ponte da Vista Alegre


A Câmara de Ílhavo, numa iniciativa conjunta com a junta de Freguesia de S. Salvador e a Fábrica da Vista Alegre, vai assinalar, amanhã, dia 6, pelas 17 horas, o 40º aniversário da abertura da segunda ponte da Vista Alegre. Esta infra-estrutura, que atravessa o Rio Boco, ligando a Vista Alegre e a Gafanha da Boa Vista, para além do garante da mobilidade, incorpora uma realidade histórica entre 1977 e 1979. A recordar:
Pelos anos 30, o transporte de passageiros entre as duas margens da ria, era feito por uma barcaça, movida à vara.
 - 

Era assim a travessia…pelos anos 30
 -
Por trás da proa do barco moliceiro, vê-se a tal barcaça, para travessia de peões.
Apesar do cenário bucólico e da paisagem idílica, uma ponte fazia muita falta, pois a travessia da barca, em dias de vendaval, constituía um perigo.
 --
 
A travessia da ria, pelos anos 50
- 
Depois de um abaixo assinado, entregue em Dezembro de 1974, em que o «pai» da ideia, – João André Patoilo – dava conta da necessidade da construção de uma ponte que unisse as duas margens da ria, o empreendimento teve o seu início em Abril de 1978, começando a dar passagem a peões em Setembro do mesmo ano. Teve a sua inauguração oficial em 6 de Janeiro de 1979, já, portanto há 40 anos.
Com a presença de várias autoridades e depois dos discursos da praxe e do «passeio» a pé pela nova ponte, foi servido no Refeitório da Fábrica da Vista Alegre, um convidativo almoço que reuniu cerca de100 convidados.
Assim acabou a travessia da barcaça, que após a inauguração da primeira ponte que naquele local existiu, realizada em 1835, começou a transportar para um ou outro lado da ria quantos à fábrica vinham prestar o seu trabalho, ou à vila tinham que se deslocar.
A ponte ainda lá está, já foi restaurada por algumas vezes, restauro esse que tem deixado, muitas vezes, a desejar.
O seu tremelicar, ao transpô-la, faz-nos lembrar todos os acidentes com pontes em que o país tem sido fértil, ultimamente.
 -

Ponte da Vista Alegre em 2009
-
Agora, mais do que nunca, a ponte deve estar sempre cuidada, sobretudo depois da requalificação que o lugar sofreu, com o restauro da Capela, com todas as suas riquezas escultóricas e pictóricas, do Museu, do ex-Teatro Ribalta, das lojas da Fábrica e da instalação do recente Hotel Montebelo, de cinco estrelas que acolhe visitantes e reuniões de luxo. O bairro operário, bonitas moradias e outros arruamentos andam, aos poucos, a ser reconstruídos.
-
O prémio Escolha do Público do galardão europeu RegioStars foi, no transacto ano, atribuído, em Bruxelas, ao projecto de requalificação do lugar da Vista Alegre, em Ílhavo, que se propôs a preservar a identidade daquela empresa de porcelana fundada em 1824.
 -
Ílhavo, 5 de Janeiro de 2019
 -
Ana Maria Lopes-

Sem comentários: