domingo, 25 de fevereiro de 2018

Ílhavo... de outrora

-
Uma singela pausa nos assuntos marítimos do Marintimidades, para lembrar um assunto de que a minha mãe sempre me falava com enlevo e carinho.
O que a motivou? A oferta de uma foto que pessoa amiga me fez chegar às mãos, devido a umas arrumações de baús.
O saudoso e considerado Prof. José Pereira Teles, fundador do nosso jornal O Ilhavense, escreveu, em 1933, a famosa peça infantil, a Nossa Escola, num total de 40 variados e preciosos números, cujos actores eram alguns alunos/as da dita Escola Nova, hoje, Escola da Música. O maestro Berardo Pinto Camelo, a seu pedido, musicou-a e dirigiu a orquestra da revista infantil, que era composta por diversos instrumentos tocados por conhecidos músicos, ao tempo – violinos, flauta, cornetim, clarinete, saxofones, trombones, rabecão e bateria.
A peça Nossa Escola foi estreada a 8 de Dezembro no Teatro Municipal de Ílhavo, em Cimo de Vila, tendo sido um estrondoso êxito para a época, com mais de trinta representações em várias localidades do país.
Mas, qual a ligação à minha mãe? Muito jovem ainda, ela desempenhou o responsável papel de comère (apresentadora de continuidade), ao longo de toda a revista, nos intervalos dos diversos números.

Maria Rosinha e Nené

A foto em causa, um primor saído dos registos do fotógrafo ilhavense Paulo Namorado, reproduz, em luxuosos e encantadores vestidos ornados a renda de guipure, as lindas meninas Maria Rosa da Graça Peixe (à nossa esquerda) e Nené (assim era conhecida) Sacramento Simões.
-
Ílhavo, 25 de Fevereiro de 2018
-
Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: