domingo, 15 de janeiro de 2017

AMI enriquece espólio pictórico do MMI

-
Ontem numa frígida noite de 14 de Janeiro, em que o Museu Marítimo de Ílhavo anunciou o programa de eventos comemorativos do seu octogésimo aniversário (com o seu ponto alto a 8 de Agosto), a Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo (AMI) teve o prazer de enriquecer a colecção de pintura, que, desde há três anos, se exibe em sala apropriada para o efeito, – o melhor dos nossos maiores e não só…. temas marítimos ou lagunares, dentro de determinadas correntes que se consideram essenciais na colecção.
Este ano, nos seus 80 anos, o que lhe teríamos reservado? Um achado…uma pérola… que vinha enriquecer o espólio museal.
Aqui atrasado, foi a leilão no Palácio do Correio Velho, uma aguarela intitulada Marinha, de pequena dimensão, 12,5 cm. x 25,5 cm, assinada por T. Mello, não datada. O preço não era assim muito ousado, até porque o suporte apresentava leves sinais de pigmentação, fáceis de atenuar, por restaurador perito.
Marinha de T. Mello

Marinha pode designar muita coisa, mas, neste caso representava duas bateiras ílhavas, na praia, muito provavelmente, em Cascais, com alguns pescadores ílhavos. Depois de observar o quadro, on-line, o entusiasmo apoderou-se de mim. Parece que tinham sido feitas de encomenda. As «nossas tão faladas ílhavas», de uma beleza, elegância e cromatismo extraordinários. Que belíssimo bocado de papel aguarelado documental!....
Depois de umas peripécias leiloeiras, a aguarela era pertença do MMI, pelas «mãos» da AMI.
Ao vê-la ao vivo, os olhos caíram-me nela e dela não se queriam distanciar. Todo o conjunto – aguarela, passepartout e moldura eram trespassadas por uma patine encantadora, que o tempo confere aos documentos.
T. Mello (Thomaz de Mello) foi um autor luso-brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, em 1906 e falecido em Lisboa, em 1990.Viveu quase toda a vida entre Cascais e Sintra, tendo-se dedicado a vários meios gráficos, desde a pintura ao desenho, passando pela BD, caricatura e tapeçaria, estudados pelo crítico de arte José Augusto França. Pertenceu à segunda geração de pintores modernistas.
Ílhavo, 15 de Janeiro de 2017
Ana Maria Lopes
-

2 comentários:

Tito Cerqueira disse...

Mais uma excelente oferta dos AMI para o nosso Museu. É uma bela prenda neste início do ano do seu octogésimo aniversário. Aos poucos, as "ílhavas" vão fazendo a sua quase perdida história. Parabéns pela tua intervenção no processo e por este bonito post.

Diamantino Vasconcelos disse...

Só uma pequena correçao - o autor desta aguarela foi Thomaz de Mello Junior, pintor naturalista que atravessou grande parte da segunda metade do sex. XIX, contemporâneo do notável marinhista setubalense João Vaz e, como ele, um dedicado pintor de paisagens e vida dos povos do litoral. Tomaz de Mello TOM foi, de facto, um artista plástico (nascido no Brasil) e um interessante autor do corrente modernista portuguesa (os pequenos bonecos em madeira ainda hoje fazem as delicias dos colecionadores). Lembro-me da sua loja no Chiado entre o Teatro de S. Carlos e o edifício do Governo Civil de Lisboa. A similitude do nome dos autores tem levado a algumas confusões, mas as obras e a época em que as produziram foram muito diferentes.