domingo, 10 de abril de 2016

Homens do Mar - José Fernandes Pereira (Lau) - 6

-
Foto de estúdio

Hoje, é a vez do Capitão José Fernandes Pereira Júnior, conhecido pelo Capitão Zé Lau, de temperamento muito sui generis, de quem era conhecida, amiga e aparentada, a quem associo sempre o bonito e velhinho lugre Ana Maria, da praça do Porto, a partir de 1939.
Curioso!... As rectas finais de vida do Ana Maria e do Capitão Zé Lau cruzaram-se e confundiram-se.
O capitão Zé Lau, nascido em Ílhavo (1879-1971) foi para o mar aos catorze anos, como era normal, à época, tendo-o deixado, com a provecta idade de 79 anos, em 1958.
Quem, já amadurecido, não se lembra da sua figura – baixote, velhinho, de cabelos muito alvos, rapioqueiro e sempre bem aperaltado –, mas de feitio difícil, com quem era preciso saber lidar. No meu casamento, em 1965, para que fora convidado, com uma vetusta idade, fartou-se de dançar…Gravei-o na memória…
Entre os postos de moço, piloto, imediato a capitão, lá foi sulcando os mares, no meio de muitas peripécias e alguns naufrágios, em tempos bastante difíceis, passando pelos lugres Lusitânia 3º (futuro Terra Nova) na campanha de 1939, Maria Preciosa (em 1937), Paços de Brandão (em 1938 e 39), Alcíon (1940), Silvina em 1941 (piloto), Delães (torpedeado e afundado por submarino desconhecido, em 1942), Oliveirense (1943 e 44) imediato, Labrador, em 1946, Paços de Brandão, em 1947 e Infante de Sagres III, em 1948. De 1952 até 1958, ocupou o cargo de imediato no Ana Maria, ano em que o velho lugre do Porto naufragou, com água aberta, a 7 de Setembro.

Lugre Delães, em alto-mar, cerca de 1940
-
O Capitão, Sr. Joaquim Agonia da Silva, de Vila do Conde, e o nosso imediato, entre os seus quarenta tripulantes, foram salvos pela escuna costeira norte-americana «Spencer», que os entregou posteriormente a um navio espanhol. O velhinho Zé Lau, pelos seus 79 anos e pernas enfraquecidas, já teve de ser auxiliado, nestas andanças e mudanças de embarcação para embarcação. Abandonou, então, a vida do mar.
Tive conhecimento que a tripulação fora transportada para Portugal pelo arrastão João Corte Real, como demonstra a imagem, comandado por José Ângelo Ramalheira.

Tripulação do Ana Maria, a salvo
-
Em terra, ainda duraria até aos 91 anos (até 1971), a saborear o aconchego do lar e seus familiares, com invejável memória e vivacidade inusitada.
O seu temperamento prejudicou-o, por vezes, na vida profissional, mas era amigo do seu amigo e por ele os colegas tinham grande estima.
Na última viagem que efectuou, numa entrevista que deu a um repórter do Primeiro de Janeiro, em 14 de Abril de 58, contou as suas histórias de mar, revelando: – o veleiro mais antigo da frota portuguesa é o Ana Maria e eu o tripulante mais antigo.
E assim o Ana Maria e Capitão Zé Lau ficaram na memória dos ilhavenses.
Antes do fecho da edição do Marintimidades, chegou-me uma foto de época, que não quero desaproveitar.



Três oficiais da mesma época
 
Capitão Zé Lau, entre dois irmãos Madalena. À esquerda, Mário Francisco Madalena (1903-1986) e, à direita, João Maria da Madalena (1899-1964).
-
Fotografias – Arquivo pessoal e gentil cedência da Família do Capitão
-
Ílhavo, 4 de Março de 2016
-
Ana Maria Lopes
-

2 comentários:

Anónimo disse...

Como de costume, mais um valioso naco de cultura marítima a acrescentar ao manancial do Marintimidades.
Desta feita, permito-me dar uma pequena achega, dizendo que entre os meus vários conterrâneos identifico os seguintes: logo à esquerda do imediato José Pereira (Lau), temos o capitão Joaquim Agonia da Silva (e não Vieira) e Joaquim do Socorro Barbosa; Logo por trás do homem sobre aquela espécie de molinete, está o mais forte que era o Zacarias Granja e o mais magro que era o Coreolano (ajudante cozinheiro).

Como curiosidade, acrescentarei que o Zacarias, nos anos trinta, já tinha naufragado num pequeno batel, aqui na barra de Vila do Conde, onde morreram dois de seus irmãos, e ele que não sabia nadar...foi o único que se salvou.
Al bino Gomes

Ana Maria Lopes disse...

Caro Sr. Albino:

Sempre atento. Obrigada pelos seus comentários.

Cumprimentos

Ana Maria Lopes