quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Os «dóris», a bordo, no convés...do São Ruy

-
(…) «De meia-nau para ré, no salto, sobre calços de madeira, estão umas embarcações miúdas com cerca de 5 metros de comprimento e 1,5 de largura máxima, quatro cavernas, costado trincado de quatro tábuas de pinho ou flandres, um número à proa, o nome do navio à popa, pintados a um e outro bordo – são os dóris.
-
Em cada um deles o pescador exercerá a sua actividade de pesca: é “o seu navio”.
-
Para aproveitamento de espaço, estão encaixados uns nos outros, e, para tal, assim foram concebidos: roda de proa e painel de popa, este em V, lançados, secção transversal em U aberto, que logo lhe determina o fundo chato e os braços de caverna lançados. Estão peados de proa e de popa com boças passadas a olhais fixos no convés e com cabos que abraçam transversalmente a pilha, em caso de temporal – as peias reais (…)».
-
Fonte: Faina Maior, de Francisco Marques e Ana Maria Lopes (3ª edição)
-
Imagem curiosa, com condições adversas de neve, a bordo do navio São Ruy, conseguida em 1953, através do saudoso Capitão Francisco Leite.

Proas de dóris com neve – 1953

O São Ruy, em Viana do Castelo, em 1953
-
Já agora, recorda-se que foi a bordo do São Ruy (1939-1987) que Frederico Cruz escreveu a reportagem Fainas do Mar (Lisboa, 1946).
-
Imagens – Arquivo pessoal da autora
-
Ílhavo, 18 de Fevereiro de 2016
-
Ana Maria Lopes
-

4 comentários:

António Barreto disse...

O célebre Capitão e amigo São Marcos - João Laruncho São Marcos - foi tripulante deste navio. Contava,ter ficado tão impressionado com o que viu que desembarcou no final da viagem e não quis voltar. E que viu o Capitão São Marcos que tanto o impressionou?...pescadores a lavarem as mãos em ferida...com água oxigenada e a voltarem ao dóri e à faina. O Capitão São Marcos era/é, um homem duro; um velho lobo do mar!

etelvina almeida disse...

Magnífico texto, aqui transcrito, do livro "Faina Maior". Estes pequenos barcos foram a "casa" e o "ganha pão" de muitos pescadores, ao longo de gerações.
A fotografia é bastante esclarecedora, ilustrando as proas do dóris, com neve, num ambiente agreste, no mar gelado - uma fotografia documental e artística.

Anónimo disse...

Mau grado os meus parcos conhecimentos de Marinharia, e sem pôr minimamente em causa a superior capacidade de tão distintos autores, permito-me chamar a atenção para o seguinte:
Atendendo a que a MEIA-NAU é a mediania de um navio no sentido longitudinal, portanto da proa à ré, não se deveria dizer que os Doris estão a MEIO-NAVIO, «região a meio comprimento do navio, isto é, a região da secção mestra , de bordo a bordo», tal como nos diz o Dicionário Ilustrado de Marinha, do saudoso Com. Marques Esparteiro?
Cordiais saudações marinheiras,
Al bino Gomes

Ana Maria Lopes disse...

Sempre atento, Sr. Albino.
Obrigada.
Cumprimentos.