domingo, 22 de abril de 2012

Bandeira da Associação dos Marinheiros

-
Depois das diligências feitas relativamente às Bandeiras da Associação dos Oficiais da Marinha Mercante de Ílhavo que se encontram em vias de restauro, e evocação do seu historial, indagou-se posteriormente, no sentido de saber se havia, em reservas do MMI, também uma bandeira antiga representativa da Classe dos Marinheiros.

Acabou por concluir-se que em livro de entrega de peças, estava registada a entrada, a 11 de Novembro de 1988, da Bandeira da Associação Mista dos Marinheiros.


Parte central da bandeira


Também com um belo e adequado motivo central, bordado a ouro sobre seda branca, é igualmente digna de restauro.
Símbolo de união e trabalho, foi mandada fazer para cortejos e solenidades, em 1925, por subscrição pública, pela Associação Mista dos Marinheiros, fundada em 1924.

Destramente bordada pelas hábeis mãos da nossa conterrânea Leonilde da Velha, pela quantia de 4000$00, foi inaugurada a 4 de Abril, dia de Páscoa, de 1926, segundo informações do Jornal O Ilhavense de 9 de Maio do mesmo ano.



Imagem de pormenor



A contornar a parte central em seda branca bordada a ouro, tem uma cercadura larga também de seda, azul, ricamente bordada a ouro e pedraria com motivos florais, nos dois cantos inferiores. É rematada em três das margens por uma franja em fio metálico dourado, com duas borlas condizentes, pendentes em dois dos cantos inferiores.


Pormenor de canto, sem a franja



Pelos mesmos motivos, o processo de restauro por parte da Associação dos Amigos do Museu já está em andamento, com a intenção de agir de igual modo relativamente às duas bandeiras dos oficiais – exposição na Sala dos Mares do MMI, cujo conteúdo expositivo será melhorado neste 75º aniversário do Museu.

Fotografias – Da autora do blog
Ílhavo, 22 de Abril de 2012
Ana Maria Lopes
-

1 comentário:

Anónimo disse...

A bandeira dos EUA que Neil Armstrong implantou em solo lunar também foi bordada por uma ilhavense,julgo que também Leonilde,putativamente descendente da D.Leonilde da Velha de que se fala no "post".Cumprimentos,"kyaskyas"