sábado, 2 de abril de 2011

Faina Maior a bordo do Gil Eannes

-
Ontem, 1 de Abril, em ambiente acolhedor, a bordo do Gil Eannes, a representação da Associação dos Amigos do Museu de Ílhavo foi afavelmente recebida pelo Sr. Dr. José Maria Costa, Presidente da Câmara de Viana do Castelo, por inerência do cargo, Presidente da Fundação Gil Eannes.

Mesa e convidados

Perante uma assistência que poderia ter sido mais numerosa, mas extremamente participativa, apresentámos a 2 ª Edição do livro Faina Maior – A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova.

Após as intervenções, houve espaço para diálogo, em que o entusiasmo foi notório.



Quem esteve presente, acarinhava, mesmo, o tema: – antigos actores da Faina Maior, dentre eles, o Sr. Capitão Luciano Gaião; Reinaldo Delgado, pesquisador persistente sobre navios e navegação e pertinaz bloguista; José Felgueiras, Presidente da Junta de Freguesia de Esposende, estudioso dos navios construídos nos estaleiros de Fão e Esposende, a partir de 1850, de que muitos ílhavos, identificados, fizeram parte das tripulações; homens entusiasticamente ligados aos estaleiros, Sr. Aires Carvalho, antigo operário dos ENVC…

E que agradável encontrar os Amigos João Paulo Baptista, o “mestre” da Barcos do Norte e sua irmã, Ivone Baptista, Directora do Museu Municipal de Esposende, orgulhosamente filhos de antigo Faroleiro de Esposende.


Com a Ivone Baptista

Conversámos com o Capitão Manuel de Oliveira Martins, que já conheciamos “virtualmente”. Fora, à época, imediato do meu “afilhado” navio-motor São Jorge (1956), quando este naufragou em 1974, com incêndio na casa das máquinas, na viagem de regresso de St. John’s – tripulação salva pelo  Novos Mares.

Em diálogo entusiasmado, alguns projectos foram arquitectados e desafios, lançados, entre os presentes (ílhavos e vianenses).

Por motivos passageiros de saúde, lamentamos não ter sido possível estar presente o Capitão Vitorino Ramalheira, ícone vivo entre o Gil Eannes e Ílhavo.


Os nossos agradecimentos à simpatia da Dra. Lúcia Afonso, que carinhosamente preparou a cerimónia.

Voltámos com a satisfação da missão cumprida, com a certeza de que juntámos mais uma pequena peça ao  grande “puzzle”, que é a Faina Maior.

Imagens – Cedência amável do Amigo Tito Cerqueira

Ílhavo, 2 de Abril de 2011

Ana Maria Lopes
-

2 comentários:

Etelvina Almeida disse...

Excelente cenário para apresentação da 2ª edição do livro "Faina Maior".
Parabéns!

Anónimo disse...

Boa noite, gostaria que me ajudasse a encontrar essa preciosidade que é a 2ª edição do Faina Maior visto que em nenhuma livraria que contactei sabem da sua existência e a 1ª encontra-se esgotada e gostava de oferecer ao meu sogro pelo Natal.
O meu email é mariajoaoseica@sapo.pt.
Muito obrigada.
Maria João