quinta-feira, 29 de julho de 2010

A Faina do Creoula em 1973, através da objectiva de António São Marcos

-
Para poder saborear os prazeres da Costa Nova, durante o mês de Agosto, sem despender muito tempo nas pesquisas do Marintimidades, resolvi lançar mão de umas famosas e belíssimas fotos amavelmente cedidas pelo Comandante António São Marcos, em que pôs à prova a sua paixão por este género artístico, durante o regresso da última campanha do bacalhau do navio Creoula (1973).

Foram muito utilizadas na ilustração de diversas publicações e estiveram também na base de uma impressão de seis selos que os CTT editaram, em 24 de Junho de 2000, sobre A Faina Maior – a pesca do bacalhau.
Com tantas cedências, empréstimos e mudanças de «mãos», as imagens não tiveram grande destino e acabaram por se extraviar, primeiro, as películas e, mais tarde, as próprias fotos.

Quando me haviam passado pelas mãos, dada já a inexistência de negativos, encarreguei-me de lhes mandar fazer umas reproduções, em que perderam alguma qualidade, mas que são o que delas resta.

Demasiado contrastadas, com ausência de cinzentos, não estão tão boas como eram os originais, pois os meios de que dispúnhamos, à época (1991), não eram os de agora.
As minhas desculpas, pois, ao Autor e leitores, mas, mesmo assim, creio que irão ser bastante apreciadas pelos apaixonados por esta «rude e cruel aventura», que atrai muitos admiradores.
E, de post em post, ir-se-ão sucedendo, organizadas por temas.
Espero não ter dado por mal gasto o tempo despendido na sua organização e identificação.

O Creoula fotografado de bordo de uma baleeira.


(Cont.)

Fotografias – Gentil cedência do Comandante António São Marcos

Costa Nova, 29 de Julho de 2010

Ana Maria Lopes

2 comentários:

Tiago Neves disse...

Boa Noite!

Nunca é tempo perdido quando se reúnem pedaços de história, história essa que nos toca a todos, directa ou indirectamente. Muito obrigado por todo trabalho que teve!

Parabéns pelo blog! É sempre com grande agrado que aqui venho, aprendendo sempre a cada linha que leio.

Cumprimentos,
Tiago Neves.
www.roda-do-leme.com

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

A qualidade desta primeira foto está mais do que aceitável, bastando aos mais perfeccionistas uns minutos ao computador para a melhorar. Aguardamos com o maior gosto pelas próximas, sempre na ânsia de ver por mais um prisma um qualquer navio da frota, seus intervenientes, um qualquer detalhe num dóri nunca visto antes.
Obrigado como sempre à Dr.ª por se dar ao trabalho de partilhar isto connosco.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt