terça-feira, 8 de junho de 2010

Ex-libris marítimos, em exposição no Museu de Marinha

-
Ex-libris é uma expressão latina que significa, literalmente, dos livros, empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex-ibris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é "propriedade de" ou "da biblioteca de".

A inscrição pode estar inscrita numa vinheta colada em geral na contra capa ou página de rosto de um livro para indicar quem é seu proprietário. A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou desenho e a expressão "Ex-ibris" seguida do nome do proprietário. É possível que contenha um lema ou citação.

Inscrições de propriedade em livros não eram comuns na Europa até o século XIII, quando outras formas de bibliotecomania se tornaram comuns. No Brasil, o "ex-libris" da Biblioteca Nacional foi criado em 1903 pelo artista Eliseu Visconti, responsável pela introdução do art-nouveau nas artes gráficas do País.

Hoje em dia existem associações de coleccionadores de Ex-libris.

Fonte: Wikipédia


Hoje, dia 8 de Junho, pelas 18 horas, é inaugurada no Pavilhão da Galeotas do Museu de Marinha, a Exposição temporária EX-LIBRIS DO MAR, com a colaboração do Gamma, Grupo de Amigos do Museu de Marinha.


Assunto deveras curioso já foi alvo de mostras noutros museus como no Museo Valenciano de la Illustración y de la Modernidad, com a colaboração do Museo Marítimo de Barcelona, no ano de 2007, onde figuraram algumas peças nacionais, como a da Biblioteca Nacional.

Também em 2004, o Museu do Mar Rei D. Carlos, em Cascais, através da exposição «Os Ex-libris e o Mar» procurou dar a conhecer melhor ao grande público o que são os ex-libris, entendidos enquanto marcas de posse colocadas em livros, com o intuito de assinalar a identidade do seu possuidor.

Aqui, em Ílhavo, não esqueçamos a faceta de ex-librista do nosso plurifacetado Artista João Carlos, que criou dezenas de variadíssimos ex-libris e marcas, para conhecidos e amigos, normalmente em preciosa e minuciosa técnica de nanquim sobre papel.

Curiosa a sua própria marca relacionada com o tema dos barcos moliceiros, pelo signo Salomonis (sino saimão) utilizado, bem como pelos grafismos característicos, com inversão do S, a troca do V por B e os típicos erros ortográficos.

ORA BAMOS LÁ CUM DEUS


Esta exposição estará patente ao público até 31 de Outubro. Não perca a oportunidade de conhecer preciosos ex-libris de temática marítima. Eu também não.

Ílhavo, 8 de Junho de 2010

Ana Maria Lopes

Sem comentários: