domingo, 2 de maio de 2010

O lugre SMM entrou a Barra do Porto de Aveiro



Numa segunda-feira, 29 de Dezembro de 2008, saiu assim, a reboque, pelas 16 horas e 15 minutos, com destino ao estaleiro de Marín, Galiza, onde foi concluir a recuperação a que a Empresa Pascoal deu vida.
Em dia de chuva mansinha e sorrateira, desejámos-lhe boa viagem e um até breve.

Saiu assim…


O até breve chegou hoje, 2 de Maio de 2010. E, sensivelmente, pela mesma hora, agora pelos seus próprios meios, com tripulação e passageiros emocionados, mas felizes, entrou a Barra do Porto de Aveiro.

Em Dia da Mãe, é caso para se dizer «o bom filho à casa torna», porque não foi a sua primeira casa (construção nos estaleiros da CUF, em Lisboa, em 1937), nem a segunda (Empresa de Pesca de Viana), mas a última (Empresa de Pesca Ribau, Aveiro, 1965), para não falar na sua arrastada, mas não profícua passagem pela Fundação Santa Maria Manuela.

O paredão emoldurou-se…e os amantes dos navios lá se encontraram, apesar do forte vento, mas muito sol.
Outras embarcações escoltaram-no… o grosso e rouco silvo agradeceu, emocionado e emocionando.
Quem gosta, gosta…

E regressou, escoltado…


O Santa Maria Manuela tem um longo e honroso passado atrás de si. Tem responsabilidades a defender, no futuro.

O SMM, fundeado, em dia de pesca, em 1953


Seja bem-vindo! Que dignifique a Pascoal, Ílhavo, a região de Aveiro e Portugal!



Fotografias – Arquivo pessoal da autora

Ílhavo, 2 de Maio de 2010

Ana Maria Lopes

3 comentários:

marmol disse...

Pela manhã, ainda percorri com o olhar o horizonte do mar de Viana na esperança de vislumbrar a silhueta desse belo navio.
Em vão o fiz!
O meu olhar perdeu-se por esse imenso horizonte que se divisa do monte de Santa Luzia.
O dia, embora fustigado pela nortada fria, estava lindo e o horizonte limpo.
Foi pena que o Santa Maria Manuela não passasse (se calhar passou e eu não vi) mais perto do porto que o viu tantas vezes sair para os bancos, triste e abatido, e entrar garboso e radiante.

fangueiro.antonio disse...

Boa tarde.

Mais um momento para a posteridade do "nosso" (dos portugueses) "Manuela". Por certo o lugre visitará vários pontos de Portugal, em especial os portos e comunidades de onde saíam os muitos pescadores bacalhoeiros. Viana do Castelo será por certo uma dessas paragens, Caxinas e Póvoa de Varzim e Vila do Conde também. Aguardemos, mas não muito, pois o tempo para muitos desses velhos pescadores está-se a acabar a cada dia que passa.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Boa tarde Dra Ana Maria Lopes ,boa tarde meus Senhores ,passei aqui para agradecer mais uma vês o bloggs marintimidades pelo seu contributo constante aos pescadores em especial os bacalhoeiros desde os oficiais aos restantes tripulantes ,para os que ja não estão entre nós e para os presentes um BEM -HAJA ,ainda bem que ainda temos velhos Navios os três cisnes brancos entre nós ,para isso muito contribuiu a empresa Pascoal e Filhos BEM -HAJA ,foi com bastante regozijo que assisti a chegada do Navio Santa Maria Manuela a chegada no Domingo ultimo ,de Marin Galizia para Portugal Aveiro onde atracou no antigo cais dos bacalhoeiros ,todo pomposo e que ao atracar no pontal muito perto do seu irmão Argos e ao fazer a saudação ao muito povo que o esperavam se viram em muita gente umas lagrimas de saudades eu que o diga ,vi minha mulher com lagrimas nos olhos também e toda gente a bater palmas como se fosse uma estrela num palco a ser ovacionada ,pena o Argos que ao ver seu irmão a passar muito encostado não podesse fazer a sua saudação que na minha optica o saudou em silencio como só os marinheiros sabem fazer .
Assim fiz o que tinha que fazer que foi dar por bem entregue os 250 kilometros que fiz ,para ir matar saudades e no seguimento tive o prazer de me encontrar com o ultimo Capitão do Manuela o Vitorino Ramalheira que também foi meu Capitão nas ultimas 3 viagens que dei no Aviz aliás onde naufragamos juntos e também soube através do Sre Capitão Vitorino que o Sre Capitão António Pascoal ainda é vivo Bem-Haja ,e tive pena de não me encontrar com a Dra ANA MARIA LOPES pela simples razão de querer conhecer e cumprimentar ,mesmo assim um muito obrigada Dra ... Jaime Pontes aqui Caxinas