quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Neve em Ílhavo...há 23 anos...



Faz hoje precisamente vinte e três anos que nevou em Ílhavo.
O tema não é bem o habitual no Marintimidades, mas anda lá por perto.
Há quem nunca tenha visto o mar e fique horas a olhá-lo, pela primeira vez, na ânsia de transpor o horizonte. Nós, que temos a benesse de usufruirmos das dádivas do litoral, pelo contrário, não podemos apreciar, com frequência, o espectáculo da neve a cair e a matizar de branco montes, vales, bosques, animais praças e pessoas.
E eu, às vezes, até sem querer, parece que tenho uma atracção por datas. É terrível. Sem grande esforço, recordo factos com facilidade e o meu arquivo fotográfico, normalmente, não me deixa ficar mal. Procurei e rapidamente encontrei as imagens catalogadas de Neve em Ílhavo – 14.1.1987.


Pretendo fazer com que os “ílhavos” recordem este dia, pois não podemos ficar indiferentes ao temporal, chuva, vento, frio e neve, que têm assolado o país e, sobretudo, a Europa.


Apesar das tormentas que temos suportado, não deixemos de abençoar o cantinho da Europa, à beira-mar plantado, em que vivemos.

Como há 23 anos, a minha agilidade para trepar aos telhados, em busca de imagens diferentes, era outra, consegui alguns “clichés”de Ílhavo, menos vulgares. Ei-los:

Telhados da Rua Ferreira Gordo
-
Telhados ao longo da Rua João de Deus


As torres da nossa Igreja, ao longe…


Leves flocos salpicam a Praça da República



Imagens – Arquivo pessoal da autora

Ílhavo, 14 de Janeiro de 2010

Ana Maria Lopes


1 comentário:

Ana Santos disse...

São realmente imagens únicas, cara professora Ana Maria Lopes.

Tinha eu um ano de idade quando nevou cá em Ílhavo e é realmente muito bom recordar.. Obrigada!


Ana Santos