quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Consequências do Ti Tainha...


Esteja lá onde estiver, o Ti Tainha, mal ele imagina o que dele se tem falado na Costa-Nova e arredores…
Estou convencida que foi um post que sensilizou algumas pessoas, pelos rumores que me chegaram em e-mails e pelos comentários editados nos quatro capítulos da curta narrativa.
Também fui surpreendida pela publicação do artigo (I), no jornal “O Ilhavense”, pressupondo que os restantes se seguirão.
Agora, pela noite, fui agradavelmente surpreendida pelo post de SF, in Terra da Lâmpada.

O Autor, além de dar um relevo especial à qualidade da linguagem entabulada entre mim e o Ti Tainha, incita-me a que vá deitando cá para fora outros registos que, eventualmente, tenha feito pelas mesmas épocas. Vou fazendo os possíveis, pois trabalhos deste género sempre me estiveram na massa do sangue.
- Será que nunca fez jornalismo? - interpelou-me outra pessoa amiga, com formação jornalística.
- Tem muito jeito para estabelecer diálogos...Claro que, afinal, toda a sua vida, pelo que sei, fez entrevistas. Os seus trabalhos mostram isso mesmo...

Gaba-te cesta, que amanhã, vais para a vindima!...
digo de mim para mim…. Influências da ria, que apesar de menos perto da minha casa que antigamente, ainda me alimenta a inspiração através do reflexo trémulo, oscilante e cintilante das luzes, que prolonga das Gafanhas, até à beirada da Costa-Nova.

Apetecia-me responder, que não, que não tive formação jornalística, mas que tive um iniciação e aperfeiçoamento, em pesquisas de campo, até à exaustão, sempre com objectivos etno-linguísticos, que me levaram, em casos específicos, à transcrição fonética dos diálogos em causa.
É um tipo de trabalho que me encaixa perfeitamente, me seduz, apaixona e me dá fôlego…
Sosseguem, pois, há mais algum material em stock, de há 25 anos. Assim vá tendo saúde, disposição e coragem de o voltar a trabalhar, de modo a divulgá-lo em blog… que para isso, não tinha nascido ele.

A técnica da apanha da tainha a partir da sombra que uma esteira reflecte na água, conhecia-a, mas não tido a ideia de falar, por ora, nela. Ainda bem que os gostos e os saberes, muitas vezes, se completam e se complementam. Todos lucramos.
Obrigada, pois, a todos os Amigos, pelas palavras de incentivo.


Costa-Nova, 27 de Agosto de 2009

Ana Maria Lopes

3 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Bom dia.

As reacções a estes artigos sobre o Ti Taínha não me surpreendem. E não me surpreende que a excelência dos artigos partam de alguém sem "formação jornalística", pois nem todas as virtudes humanas advêem da formação escolar. Conta, e muito, o local onde crescemos e as gentes à nossa volta, ensinamentos primordiais que nos acabam por moldar a sensibilidade.
Estivesse o mundo jornalístico e mediático mais repleto de pessoas desta sensibilidade, e talvez tivéssemos melhorias em vários aspectos sociais, entre eles, a cultura marítima, que me é especialmente cara.

Só há que aguardar a publicação de outras histórias deste calibre por parte da Drª, pois a qualidade está garantida.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

J.pião disse...

Boa tarde Dra e amigos que por aqui pássem !
Gostava que a Senhora escrevesse sempre algo ,porque estas e outras leituras a mim fas-me muito bem ,porque estou como peixe dentro de água assim como do bloogues do amigo António ,levo horas a ler e reler porque me sinto bem e esta história do Ti Tainha me fascinou porque me lembro de muitas histórias aqui da minha térra, por isso são vivencias fantasticas e educativas ,obrigada Dra pelos seus atributos e continuação porque sempre espreito o seu bloogues!
cumprimentos Jaime Pontes

rsaomarcos disse...

Muito boa noite
Se a inspiração é nata, certamente que os ares dessa terra linda, ainda mais a traz à tona de agua.
Qual moliceiro das letras se sentira realizado por nos dentes dos seus ancinhos trazer estas histórias bonitas com que nos presenteia.
Uma vez mais boa noite e obrigado.