segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Até à volta, Santa Maria Manuela!...




Por pura coincidência, uma sugestiva imagem do Santa Maria Manuela está ligada a um dos dias mais conseguidos e felizes da minha vida – a inauguração da Exposição Faina Maior, a pesca do bacalhau à linha, em 28 de Novembro de 1992, já que o cartaz e convite dessa exposição reproduziram o referido lugre, numa velha fotografia, em situação de pesca, encontrada nas instalações da Empresa de Pesca de Viana.
Tal exposição, após várias intervenções posteriores, ainda hoje é a grande fonte da maioria dos sucessos do nosso Museu. Ainda bem!



O Santa Maria Manuela no convite para a Faina Maior


Não é minha intenção, de modo algum, pormenorizar as transformações por que passou o histórico lugre, porque, para isso, todos podem acompanhar o seu blog promotor, mas apenas recordar algumas passagens a que estive mais directamente ligada.
Para tentar “salvar” mais um lugre das garras do esquecimento, constituiu-se e assinou-se no dia 20.12.1995, no MMI, a escritura da Fundação Santa Maria Manuela, constituída por 17 instituições públicas e privadas.
Porque os resultados não estavam a ser facilmente alcançados, apesar do empenhamento dos membros da Fundação, pelo menos durante o tempo que durou a viagem do NTM Creoula, ao Canadá (Agosto/Setembro 1998), no âmbito do projecto “De Novo na Terra Nova”, acostou-se, na Gafanha da Nazaré, o seu irmão gémeo, para tentar despertar consciências e conquistar patrocínios.

O Santa Maria Manuela, a entrar a barra de Leixões



A partir do momento, em que o projecto da recuperação do SMM foi agarrado com algum risco, mas muita alma e determinação, pela Empresa Pascoal & Filhos SA, ano de 2007, tenho seguido o seu andamento com interesse, já que muitos amigos nele estão envolvidos e é um propósito que merece ser acarinhado. Ler mais aqui.

Depois de uma visita ao navio, na Navalria, em grupo, a convite da empresa proprietária, no passado 13, em que não pude estar presente, por saída inadiável, tive conhecimento, pelas fontes de informação habituais, que a chuva e o vento, que se fizeram sentir, não deram para arrefecer os ânimos.

Hoje, o Santa Maria Manuela saiu a barra, pelas 16 horas e 15 minutos e fez-se ao mar, a reboque, para o estaleiro Factoria Naval de Marin, Galiza, onde será concluído. Cá o esperaremos, com entusiasmo, lá para Outubro de 2009, para a fase de acabamentos.
Será, de certeza, abençoado, pela chuva com que o S. Pedro o mimoseou.



A reboque, a caminho da saída…


Em 2010, estará pronto a iniciar uma nova e importante etapa na sua vida e terá um papel importante enquanto “promotor do turismo cultural de vocação marítima”. Os sectores de ciência, inovação e cultura enquadram-se, pois, nos objectivos do projecto.

Até breve, Santa Maria Manuela!...


Fotografia – Arquivo pessoal da autora

Ílhavo, 29 de Dezembro de 2008

Ana Maria Lopes


2 comentários:

reimar disse...

Dra. Ana Maria,
Partilho completamente a alegria de ver e saber que outro lugre bacalhoeiro volta a navegar.
Parabéns aos promotores da reconstrução do navio, que já muito fizeram até à data.
É hora, na minha opinião, de reunir os Municípios de Viana, Aveiro e Ílhavo, para financiarem as futuras viagens do navio, do mesmo modo como o Município de Hamburgo custeia as viagens de instrução do navio-escola "Gorch Fock".
Posto a navegar, o lugre representará o papel de embaixador itenerante, dando visibilidade às três cidades, daí que bem podem agarrar a ideia e seguir o exemplo Alemão.
Cumprimentos,
Reimar

fangueiro.antonio disse...

Bom dia.

Mesmo a reboque, já eleva as emoções o aspecto do nosso antigo lugre a cortar a água, grande bandeira do Portugal mareante.
Concordo plenamente com a amigo Reimar, pois o apoio de dinheiros públicos para coisas destas nunca farão mal a ninguém. Quando as coisas são bem feitas, todos ganham.

Atentamente,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt