domingo, 14 de setembro de 2008

REGATA DOS GRANDES VELEIROS (PARTE II)




Outras ocasiões em que a grande regata nos visitou


Relativamente à questão de algumas das ocasiões em que a "Grande Regata nos visitou”, para além, naturalmente, da 1ª Regata, em 1956, como referi – sendo Lisboa a cidade destino da Regata, iniciada em Torbay , destaco:


- Em 1994, a Regata, no Porto, no âmbito das comemorações do Ano do Infante D. Henrique, onde tive o prazer de estar a bordo do Creoula.




A bordo do Creoula – Regata - 1994




- Em 1998, a Regata Vasco da Gama Memorial – 1998 ou melhor, a Regata Cutty Sark Vasco da Gama Memorial 1998 – uma vez que, desde 1973 e até 2003, a STI era patrocinada pela empresa Cutty Sark, teve em Lisboa o seu porto-anfitrião, no âmbito das Comemorações do 3º Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para a Índia, por ocasião da Expo 98. Nela participaram cerca de 100 Grandes Veleiros, que atracaram no cais de Alcântara. De destacar a classe A, com veleiros entre 80 e 100 metros, tais como os Navio-Escola Sagres e Esmeralda.
Nessa data, considerou-se que, sendo uma associação que envolve jovens e procura fomentar entre os mesmos, estilos de vida saudáveis, não deveria ter a respectiva imagem ligada a uma marca de comercialização de bebidas alcoólicas. Actualmente, como já referi, é a Câmara de Antuérpia que patrocina a Regata.



Regata Vasco da Gama Memorial - 1998


- Em 2006, a Regata voltou a Lisboa, para comemorar exactamente o 50º aniversário da respectiva existência – e foi justamente apelidada de Regata do Jubileu. Participaram 77 Navios, e um dos momentos altos foi a Parada dos Veleiros ao longo do Rio Tejo, estando a bancada de honra colocada junto da Torre de Belém. Nessa data, muitos lisboetas acorreram às margens do Rio para contemplar o desfile naval – e registou-se uma cobertura de imprensa digna de nota.



A importância deste acontecimento para Ílhavo



É deveras importante para Ílhavo a passagem destes Veleiros por aqui, pois trata-se de inscrever, no circuito da Navegação de Recreio, Ílhavo na rota dos "Portos Marinheiros", dos "Portos de Acolhimento".
O facto de Ílhavo ter sido eleito como Porto de Acolhimento representa um grande triunfo, visto que passa a figurar nos "anais" dos Eventos concretizados por esta Organização (Sail Training International) no elenco daqueles que são considerados os Portos mais paradigmáticos e mais representativos da Europa.

Ílhavo passa assim a integrar o roteiro dos Portos de Eleição da Europa, como Porto anfitrião, terra que se torna especial para todos os participantes, que a divulgarão por todas as suas terras de origem.

Por outro lado, em todos os Portos seguintes, os Navios e Tripulações veiculam a imagem e o nome dos Portos em que foram recebidos anteriormente – sobretudo se foram bem recebidos! - O que contribuirá para uma veiculação do nome de Ílhavo como terra particularmente ligada ao Mar e boa anfitriã de Marinheiros.

Referência especial ainda para a Festa e procissão em honra de Nª. Sª. dos Navegantes, que terá lugar no Domingo, dia 21 de Setembro. Este ano, integrará o programa oficial da Regata.


Será transmitida a todos os Navios a mensagem de Ílhavo como terra privilegiada para os acolher, terra dos verdadeiros Homens do Mar, terra de Marinheiros e sobretudo de Capitães, com uma participação notável na pesca do bacalhau à linha. É indispensável proporcionar a todos os participantes um óptimo acolhimento.

Campanha do Argus – 1950 – Alan Villiers


Embora eu tenha algum receio de multidões, tenciono usufruir ao máximo do privilégio de ter em casa os grandes veleiros para visitar, proporcionando-nos, espectáculos de rara beleza. Faça o mesmo, pois viverá momentos inesquecíveis.
Bons ventos e boas marés para todos!



Imagens – Arquivo pessoal da autora e do Comandante João Reinaldo

Ílhavo, 14 de Setembro de 2008

Ana Maria Lopes



2 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boa noite.

Tal como a Drª escreveu:
"Será transmitida a todos os Navios a mensagem de Ílhavo como terra privilegiada para os acolher, terra dos verdadeiros Homens do Mar, terra de Marinheiros e sobretudo de Capitães, com uma participação notável na pesca do bacalhau à linha."
Espero que este marco na história de Ílhavo seja devidamente mediatizado e que o futuro cultural e económico desta terra se centre mais e mais no Mar.
Que as suas gentes e as de Portugal disfrutem, aprendam e desenvolvam ideias em nome do Mar.

www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

João Reinaldo disse...

Esperemos que o mau tempo, tão frequente nesta altura do equinócio de Setembro, não venha tirar o brilho ao espectáculo que se prevê, na barra, no próximo fim de semana e que tão claramente acaba de descrever. Ficamos à espera da "parte III" onde nos vai descrever o grande exito que todos desejamos.