sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Alguns jugueiros da região lagunar (Parte II)


O primeiro de que tive notícia foi António Tavares de Almeida (o Soeco Velho), de Avanca, cuja obra foi continuada pelo filho, José Soeco (1897-1988), também já falecido, mas com quem ainda contactei nos anos 80, com cerca de noventa anos.
Ambos artistas famosos, decoraram muitos barcos na zona de Pardilhó, Bunheiro e Murtosa, deixando António Almeida (o Soeco) alguns vestígios no Museu da nossa terra:
- decoração de uma proa de barco moliceiro (actualmente, em reservas), 1935;
- nove painéis, em formato de quadro (59x 82cm), 1935, de uma grande beleza, simplicidade e ingenuidade, do espólio inicial do Museu – 1935, expostos na Sala da Ria.

Painel de bombordo – P. Soéco1935

BAMOS LA COM DEUS


A FAMA O LONGE TOA

Dois dos nove painéis do Soeco Velho – 1935


Pelos anos 80, tive oportunidade de visitar na sua rudimentar oficina, no Bunheiro, o Joaquim Tavares dos Santos, Ruivo de alcunha, nascido em 1944.
Constitui um exemplo flagrante da inter-penetração moliceiro/canga vareira, pois, para além da sua vida de lavoura, apanhava junco e moliço para uso pessoal. Também ia trabalhando nas reconstruções e “restaurações” dos moliceiros, como ele lhes chamava e…fazia cangas.

Apenas se dedica a esta actividade, nos tempos livres e de Inverno, quando o tempo não lhe permite outras ocupações. Aprendeu o ofício com o pai.

(Cont.)

Fotografias – Cedência de Paulo Miguel Godinho

Ílhavo, 6 de Novembro de 2009

Ana Maria Lopes
-

Sem comentários: